Hospital Regional de Marabá apresenta plano de atendimento para ocorrências com múltiplas vítimas

O “Plano de Catástrofe” visa preparar a unidade e todos os colaboradores para agir de forma eficiente em caso de acidentes de grandes proporções

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), apresentou para autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil, nesta quarta-feira (20), em Marabá, o seu “Plano de Catástrofe”, que visa organizar e preparar o atendimento de urgência e emergência à múltiplas vítimas, em caso de acidentes de grandes proporções na região.

A reunião ocorreu na própria unidade e contou com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado do Pará (PM), Hospital de Guarnição do Exercito Brasileiro, Corpo de Bombeiro Militar do Pará (CBM), Liga de Estudantes de Enfermagem da Faculdade Carajás, e 11º Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O hospital, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, atua como principal referência em média e alta complexidades para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, todos tiveram acesso ao plano, criado para atender especificamente situações de grandes proporções, em que se identifique a necessidade de esforços extras da equipe assistencial e clínica do Hospital Regional.

O objetivo principal é organizar os fluxos para que todas as ações ocorram de forma ordenada e planejada, garantindo a qualidade, segurança e eficiência no atendimento às vítimas em caso de catástrofe.

Rosialdo Lobato, diretor Assistencial do HRSP, destaca que as catástrofes são episódios imprevisíveis, que geram muitas vítimas diretas e indiretas, com incontáveis danos físicos e inúmeros pacientes, que chegam simultaneamente aos serviços de urgência e emergência.

“Convidamos as autoridades de segurança e de saúde da região para conhecer o nosso Plano de Catástrofe, que visa atender com rapidez e eficiência possíveis vítimas. Apresentamos detalhadamente nossos fluxos de ação e como devemos ser acionados caso ocorra algum incidente muito grave”, explica Rosialdo.

O diretor também ressalta que, desde o início do ano, toda a equipe assistencial, administrativa e de apoio da unidade, está participando de treinamentos sobre o Plano de Catástrofe.

“Hoje, cada profissional que atua no Regional de Marabá sabe qual papel deve desempenhar, caso a unidade seja acionada para receber vítimas de catástrofes. Isso é muito importante, pois em situações de urgência, cada minuto representa muitas vidas salvas”, enfatiza.

Simulado

O Hospital Regional do Sudeste do Pará realizará, no mês de maio, um grande simulado geral, para colocar em prática o Plano de Catástrofe da instituição. A iniciativa tem como objetivo verificar a aplicação prática dos protocolos de atendimento.

De acordo com Valdemir Girato, diretor Hospitalar da unidade, a simulação realística analisará as condições de assistência, além de apontar possíveis pontos de aprimoramento para que, no caso de ocorrências reais de grandes proporções, as equipes estejam preparadas.

“Iremos envolver os órgãos de saúde e de segurança da região no simulado, que treinará nossas equipes. Os auditores internos da unidade também irão acompanhar todo o processo, a fim de avaliar os protocolos adotados e as estratégias de assistência realizadas”, afirma Valdemir.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde