Oncológico Infantil implanta horta hospitalar, contribuindo para a produção sustentável de alimentos ofertados a pacientes

A iniciativa contribuirá com o estado nutricional, proporcionando uma refeição mais saborosa, rica e afetiva

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, implantou, nesta sexta-feira (11/12), sua horta hospitalar “Cantinho Verde”. O novo espaço, idealizado pela área de Sustentabilidade, contribuirá de modo efetivo para a qualidade e segurança alimentares de pequenas refeições produzidas pela área de Nutrição e Dietética (SND) do hospital.

Para a montagem da estrutura da horta levou-se em consideração a pegada sustentável, pois foram reutilizados baldes de manteiga, recipientes de álcool em gel, garrafas de álcool líquido, cabos de aços de telefones que estavam em desuso, restos de grades e pneus disponibilizados por voluntários.

Todas as hortaliças cultivadas serão destinadas ao SND, que as utilizarão nas preparações culinárias ofertadas aos usuários e, posteriormente, disponibilizarão os resíduos orgânicos para a realização da compostagem a fim de enriquecer o solo da horta.

“O bom dessa iniciativa é que ela vai contribuir com a elaboração do cardápio, trazendo a oportunidade de enriquecer nutricionalmente ainda mais as preparações culinárias ofertadas aos pacientes, proporcionando a melhora do estado nutricional deles. Isso incrementará as refeições, tornando-as mais saborosas, ricas e afetivas”, disse a coordenadora do SND, Renata Porto.

A horta hospitalar produzirá tomate-cereja, tomate-minissalada, hortelã, pimenta biquinho, jambu, couve-manteiga, cebolinha, manjericão, hortelãzinho, mastruz, arnica, espinafre paraense, espinafre comum, caruru, chicória e outras espécies de plantas de natureza orgânica.

O Diretor Hospitalar do Oncológico Infantil, Fábio Machado, considera o projeto como uma ação ecoeficiente. “Entendemos que essa iniciativa é uma medida voltada ao uso racional de recursos naturais, materiais e na minimização da geração de resíduos. Isso demonstra que sempre buscamos desenvolver ações que estejam direcionadas ao compromisso sustentável, principalmente no cuidado humanizado com os nossos pacientes, porque aqui nós temos fortemente presente o espírito de acolhimento”, destacou o diretor.

O novo espaço deverá ser utilizado futuramente para ações com os pacientes, pois algumas atividades poderão ser desenvolvidas pelo Setor de Humanização e pelo Escritório de Experiências do Paciente, aliando as atividades lúdicas com o acolhimento e a educação ambiental, possibilitando o cultivo em um pedaço de terra, no qual as sementes germinem e cresçam, assim como o amor pelo planeta que as crianças e adolescentes atendidos são incentivados a nutrirem.

A analista de sustentabilidade, Beatriz Garcia, idealizadora da ação, afirma que a implantação da horta é um investimento especial para comemorar a finalização do ano de 2020. “Com este projeto, simbolicamente, concluímos as ações sustentáveis deste ano e reafirmamos o nosso compromisso com o meio ambiente e com os usuários do hospital, sem esquecer de que isso só foi possível com a participação ativa da nossa rede de parceiros, que são sempre atuantes”, finaliza Beatriz.

Selo Green Kitchen

A cozinha do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é detentora do selo Green Kitchen. O programa Green Kitchen avalia ações relacionadas à ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade, baseadas em critérios internacionais de medição de eficiência de responsabilidade ambiental e social. A iniciativa reconhece a constante busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação fornecida aos usuários e a adoção de práticas sustentáveis.