Oncológico Infantil fortalece os cuidados com a higienização hospitalar

Crianças e jovens em tratamento contra o câncer precisam de atenção redobrada, principalmente quando o assunto é higienização e limpeza, visto que são extremamente suscetíveis às complicações impostas pela doença.

Neste contexto, os cuidados recebidos dentro e fora do ambiente hospitalar são fundamentais para a proteção do sistema imunológico, garantindo a defesa do organismo do paciente que fica mais vulnerável em decorrência do tratamento.

Pensando na qualidade da assistência e na segurança dos pacientes, a equipe de profissionais do Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém, participam regularmente de treinamentos para atualização e aprimoramento.

Nesta semana, o time do SHL do Oncológico, formado por 42 profissionais, participou de uma nova rodada de treinamentos, que abordou aspectos importantes do dia a dia de trabalho, como identificação de produtos de limpeza, uso de equipamento individual de segurança, retirada de resíduos, dentre outros.

Neste ano, além da presença de gestores de setores como Manutenção e Higiene e Limpeza, o treinamento contou com a participação de integrantes da própria equipe, que tiveram a oportunidade de compartilhar conteúdos com os colegas.

Waldicleber Silveira, auxiliar de Serviços Gerais, conduziu uma das apresentações. “Lembrei da frase de Cora Coralina que diz: ‘feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. Nessa ocasião, pude contribuir com o que aprendi e aprender mais ainda. Tenho certeza de que estamos firmes no nosso propósito que é de cuidar do próximo”, destaca o profissional.

Na unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e atua como principal referência em oncologia pediátrica no Norte do país, os treinamentos são realizados periodicamente, a cada três meses.

“Além disso, em pequenos e rápidos encontros, tratamos sobre informações essenciais do cotidiano profissional e realizamos uma reunião mensal, que serve para discutirmos diferentes pautas envolvendo a higienização do ambiente hospitalar”, complementa Fabiana Rodrigues, gestora do Serviço de Higienização e Limpeza.

Jhonata Thiago, coordenador de Apoio do Oncológico Infantil, destaca que “a correta higienização é fundamental para a segurança dos pacientes, por isso, mantemos nossas equipes sempre atualizadas. Nos sentimos parte importante no tratamento dos usuários, protegendo e prevenindo todos eles dos riscos de contaminação”.

Outra área importante integrada à higienização da instituição é o Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH), que contribui decisiva e periodicamente com o processo de limpeza e desinfecção, desempenhando, assim, um rigoroso papel na prevenção de infecção hospitalar.

A enfermeira e coordenadora deste serviço, Adriele Monteiro, explica que o objetivo do trabalho integrado é evitar a disseminação de microrganismos nas superfícies hospitalares e, consequentemente, impedir infecções. “Realizar capacitações regularmente contribui para o fortalecimento dos processos, garantindo qualidade e segurança dos procedimentos”, complementa Adriele.

A área de Segurança do Trabalho também colaborou com a ação, reforçando com toda equipe de profissionais em treinamento a importância de que todas as tarefas de limpeza e desinfecção devem seguir os critérios de segurança estabelecidos por normas regulamentadoras, a fim de se evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde