Com ambulatório especial, Regional do Baixo Amazonas presta assistência a pacientes com sequelas da Covid-19

Em seis meses, Ambulatório Pós-Covid da unidade já realizou mais de oito mil atendimentos; veja como agendar uma consulta

Além de atuar como referência para atendimento de casos graves da Covid-19, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Drº Waldemar Penna (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, também possui um ambulatório dedicado exclusivamente para pacientes que apresentam sequelas após infecção pelo coronavírus.

A implantação do Ambulatório Pós-Covid em Santarém é uma estratégia do Governo do Pará, que tem o objetivo de ampliar a assistência em saúde para mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu, regiões que o HRBA é referência em média e alta complexidades.

André Gomes de Sousa, médico que atua no ambulatório Pós-Covid do HRBA, destaca que o paciente que tem alguma sequela e não sabe o que fazer, pode procurar atendimento para fazer um acompanhamento adequado.

“Se o paciente evolui para um quadro pulmonar mais grave, apresenta problemas cardíaco ou articular depois da infecção por Covid, pode buscar atendimento, pois aqui terá acesso a consultas, exames e atendimento com especialistas”, explica o profissional.

A primeira consulta é realizada sempre com o Clínico Geral, que avalia a necessidade de encaminhamento para outras especialidades como cardiologia, infectologia, pneumologia e fisioterapia, além da realização de exames laboratoriais e de imagem. Em funcionamento desde setembro do ano passado, o ambulatório da unidade já realizou mais de 8,2 mil atendimentos.

A microempreendedora Rayana Kelvia Bentes, de 29 anos, conta que pegou Covid-19 no início da pandemia, ainda em 2020. “Eu e minha mãe ficamos doentes juntas, tivemos falta de ar, dores e até hoje sentimos as sequelas”.

Elas buscaram atendimento no Ambulatório Pós-Covid do HRBA nesta semana. “A minha mãe tem pressão alta e eu sinto dores nas articulações, na cabeça e de vez em quando falta de ar. Poder consultar um especialista e investigar o que pode ter acontecido após a Covid-19 é uma oportunidade de continuar cuidando da saúde”, ressalta Rayana.

**Como agendar uma consulta?**

O agendamento das consultas no Ambulatório Pós-Covid do Hospital Regional do Baixo Amazonas pode ser realizado pelo telefone (93) 98122-6464, de segunda a sexta-feira (com exceção de feriados).

O HRBA disponibiliza 1.200 atendimentos mensais, sendo 60 por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e 14h às 17h. O serviço está disponível para todos, mesmo que o atendimento de saúde na ocasião da infecção tenha sido realizado na rede municipal ou privada.

Dois anos após o início da pandemia, apesar na queda no número de infectados, o Hospital Regional segue recebendo pacientes com a doença. Até esta segunda-feira (21/3), 839 pacientes já receberam alta hospitalar, após se recuperar da Covid-19 na unidade.

Prestando atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o Regional do Baixo Amazonas foi eleito como um dos melhores hospitais do Brasil, sendo reconhecido com a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde