No Março Lilás, Hospital Regional do Baixo Amazonas alerta para o câncer do colo uterino

A unidade, que é referência em oncologia, realizou o Dia D de conscientização para colaboradoras e usuárias

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é a terceira maior causa de morte por câncer na população feminina no Brasil, estando atrás apenas do câncer de mama e colorretal.

Diante deste cenário, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), realizou o Dia D de conscientização do Março Lilás, que tem por objetivo atuar na prevenção ao câncer de colo uterino.

Referência em oncologia na região Norte do País, o HRBA, que pertence ao Governo do Estado e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, realiza atualmente o atendimento a 70 mulheres com câncer de colo uterino. A faixa etária da maioria das pacientes é de 50 a 55 anos.

A programação no hospital contou com palestra ministrada pelos acadêmicos de enfermagem da Unama – Centro Universitário da Amazônia, que por meio de parceria com a Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA, trouxeram conteúdos relevantes acerca do tema para funcionários e usuários presentes no ambulatório de especialidades.

Foram disponibilizados ainda exames de PCCU (Preventivo de Câncer de Colo Uterino) para as colaboradoras da unidade. Vivian Costa, médica oncologista do Regional ressalta que “esse exame possibilita encontrar a doença em seu estágio inicial e até mesmo pré-doença”. Isso porque existem alterações que precedem o câncer, e a identificação precoce é essencial para barrar a evolução dos casos e evitar que a doença se estabeleça.

“Nossas mulheres têm dúvidas, elas querem realmente saber o que está acontecendo e como prevenir. Aproveitamos para reforçar que é extremamente importante para mulheres adultas realizarem o exame de prevenção”, complementa a médica.

A residente de oncologia e obstetrícia, Tamara Leal, destaca o foco preventivo das ações de Março Lilás realizadas no Regional do Baixo Amazonas. “Essa é uma oportunidade de identificarmos indícios da doença e, se for o caso, fazer um diagnóstico e tratamento precoce. A prevenção é a melhor maneira de investigar e conseguir fazer um tratamento adequado, com chances de salvar vidas”.

Ao longo da programação, também foram realizados momentos de interação entre os colaboradores da unidade, por meio de um Quiz de perguntas e respostas, para trazer informação e conhecimento de forma lúdica e animada.

Para a diretora Assistencial da unidade, Camila Barral, a data, apesar de importante, é simbólica. “Esse foi um momento de orientação para as nossas colaboradoras e usuárias, mas devemos estar atentas a nossa saúde durante toda a vida, não somente nos meses de conscientização”, alerta.

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e com a mais alta certificação nacional, o ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde