Oncológico Infantil faz alerta no Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer - Hospital Oncológico

“Quanto maior é o atraso do diagnóstico, mais avançada é a doença, menores são as chances de cura e maiores serão as sequelas decorrentes do tratamento”, diz especialista

Para lembrar de que 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer e que a data é um momento especial para orientações, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo realizou, nesta quinta-feira, 4, um ato que remeteu à conscientização da população acerca do tema.

Pacientes e pais dos jovens atendidos pelo serviço ambulatorial do hospital receberam toucas e fitas alusivas, iniciativa de mobilização para alertar sobre a prevenção da doença e dar visibilidade ao momento.

Fabíola Puty, médica pediátrica, especializada em oncologia infantil, acredita ser sempre importante falar sobre o diagnóstico precoce. “É importante a população ficar consciente de que quanto maior é o atraso do diagnóstico, mais avançada é a doença, menores são as chances de cura e maiores serão as sequelas decorrentes do tratamento, que passa a ser mais agressivo”, alerta a profissional.

A médica prossegue advertindo que “os pais ou responsáveis pelas crianças precisam estar atentos a sintomas como palidez, hematomas, sangramento, dor óssea, caroços ou inchaços, perda de peso, tosse persistente, suores noturnos, falta de ar, alterações nos olhos, inchaço na região abdominal, dores de cabeça persistentes, vômitos pela manhã, dentre outros”.

O Oncológico Infantil é uma unidade de referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos, atende cerca de mil pacientes por mês. A unidade possui 89 leitos e atualmente 56 deles são ocupados por crianças e adolescentes de diferentes municípios do Pará e do estado vizinho, Amapá.

Em 2020, o hospital realizou 321.347 mil atendimentos, entre serviços ambulatoriais, consultas, exames, cirurgias, quimioterapias, dentre outros. O índice de satisfação alcançou 97,66% entre os pacientes e acompanhantes.

Programação

Como o mês de fevereiro é dedicado à conscientização sobre a leucemia, o hospital programou duas atividades. No dia 15 de fevereiro será realizada uma palestra para usuários dos serviços ambulatoriais e para os colaboradores. Para o dia 16, será realizada uma mesa-redonda com a participação de médica oncopediatra.

4 de fevereiro

O Dia Mundial do Câncer foi criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e teve apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data serve para promover atividades educativas sobre a doença.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade mantida pelo Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde. Desde a sua inauguração, em 2015, foi a primeira com atendimento voltado à oncologia pediátrica no Pará a alcançar o nível máximo da certificação de qualidade. A avaliação da unidade é realizada por auditoria externa, sendo o certificado válido por um ano.

Em 2020, o hospital conquistou, mais uma vez, o selo de Acreditado com Excelência, concedido às instituições de saúde do país que apresentem uma gestão integrada e uma assistência segura e de qualidade aos pacientes.

Ainda em 2020, a unidade também conquistou a renovação do Selo Green Kitchen, concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam). O selo é um reconhecimento das boas práticas aplicadas pelo hospital, na produção e incentivo à alimentação saudável aos pacientes e colaboradores.

Ampliar fonte
Contraste