Outubro Rosa

Oncológico Infantil alia o uso da tecnologia para realizar campanha virtual do Outubro Rosa

O compartilhamento de vídeos em grupos de WhatsApp dos quais fazem parte os colaboradores da Unidade foi a solução utilizada pela área de Medicina do Trabalho

A área de Medicina do Trabalho do Hospital Oncológico Infantil, unidade do Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, encontrou na tecnologia a melhor alternativa para se engajar no trabalho de prevenção ao câncer de mama. Este ano, considerando as medidas de segurança necessárias, em virtude da pandemia da Covid-19, todas as ações da Campanha Outubro Rosa desenvolvidas pelo hospital foram programadas para serem predominantemente virtuais. A solução foi o compartilhamento de vídeos em grupos de WhatsApp dos quais fazem parte os colaboradores da Unidade.
A única atividade presencial executada pelos organizadores da campanha foi a entrega de lacinhos em cor-de-rosa, alusivos à Campanha, a todos os colaboradores de diferentes setores do hospital.

Na abertura do evento, ontem (08/10), a médica do Trabalho do Oncológico Infantil, Gisele Araújo, por meio de um vídeo, deixou um recado a todas as colaboradoras destacando a importância da realização do exame preventivo e do autocuidado.

Nesta sexta-feira, 09, todas as mulheres do Hospital recebem o segundo vídeo. As funcionárias terão a oportunidade de ter contato com o relato de experiência de Stephany, uma jovem mulher, de 22 anos, profissional da área da saúde, moradora do Estado do Rio de Janeiro, que, recentemente, recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Com boa vontade, a jovem carioca aborda as dificuldades enfrentadas no tratamento. É uma história que vale muito a pena ser conhecida. Stephany teve contato pelas redes sociais com uma profissional da área de Enfermagem do hospital e colocou-se à disposição para gravar um vídeo e dividir sua história de vida com as funcionárias do hospital.

Para o dia 16/10 está programado o compartilhamento desse vídeo sobre autoexame de mama. Já no dia 23/10 será a vez de outro conteúdo abordando ainda mais sobre câncer de mama; nele serão apresentadas as estatísticas, causas e prevenção. E para o último dia da campanha haverá um quiz virtual com premiação simbólica.

A médica Gisele Araújo chama a atenção para a informação de que “o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais prevalente no Pará, perdendo apenas para o câncer de colo de útero”. Por isso, ela acredita que a campanha “seja importante para sensibilizar a população, sobretudo a feminina, e que medidas simples, como autoexame e mamografia a partir dos 40 anos, são fundamentais para salvar muitas vidas”.
Portanto, é importante que todas as mulheres, regularmente, façam o autoexame da mama e procure, anualmente, o mastologista ou ginecologista para uma consulta. Prevenção é a palavra-chave.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde