Nossa Senhora de Nazaré no HRPT

Hospital Regional Público da Transamazônica recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Padroeira paraense percorreu todas as alas da unidade, levando emoção e fé aos colaboradores e pacientes

Os atendimentos na manhã desta quinta-feira (15/10) no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, tiveram um toque especial de renovação de fé, prece e gratidão. Pacientes e profissionais da saúde que atuam na unidade receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A visita da Rainha da Amazônia iniciou com uma Missa, celebrada pelo Padre José Arnaldo, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e seguiu pelas clínicas médica, pediátrica, cirúrgica e pronto atendimento, além de passar pelas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto, Pediátrica e Neonatal.

“É um momento de muita alegria estar aqui, onde tantas vidas são salvas. Eu sou um admirador do Hospital Regional da Transamazônica, tanto pela organização, quanto pela boa vontade dos profissionais que aqui atuam. Jesus disse numa passagem: Eu não vim para os sadios, mas sim para os doentes”, ressaltou o padre José.

O HRPT é uma unidade de saúde pública mantida pelo Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde. O hospital é referência em casos de média e alta complexidades para nove municípios da Região do Xingu, uma população estimada em mais de 500 mil pessoas.

A enfermeira da Pró-Saúde, com atuação no HRPT, Gerlane Honório, se emocionou ao percorrer a ala pediátrica, levando a imagem nas mãos até o quarto dos pacientes.

“Quem é devoto, assim como eu, sabe que é uma emoção sem explicação. Meu coração transborda amor e gratidão. Viva Nossa Senhora de Nazaré!”, comentou emocionada.

A visita, organizada pela Diocese do Xingu como parte das ações da Pastoral da Saúde, contou com o apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital, que tem como objetivo proporcionar acolhimento espiritual e confortar famílias, profissionais de saúde e os pacientes em tratamento na unidade.

“A vinda de Nossa Senhora de Nazaré é sempre muito aguardada por todos nós. É um momento em que nos conectamos com o divino e compartilhamos de um sentimento de gratidão e fé, principalmente depois de termos passado por momentos tão difíceis”, ressaltou Edson Prime, diretor Hospitalar.

A visita da padroeira paraense seguiu toda as recomendações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus (covid-19).

A visita da padroeira também integra os valores cristãos da Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.

Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde