Home » Novembro Azul do Hospital Madre de Dio é marcado por campanha de conscientização nas redes sociais
Hospital Madre de Dio

Novembro Azul do Hospital Madre de Dio é marcado por campanha de conscientização nas redes sociais

Durante o mês, a unidade intensificou as orientações sobre a segunda maior causa de morte por neoplasias entre homens no Brasil

Com a campanha “Novembro Azul HMD”, o Hospital Madre de Dio (HMD), uniu-se à mobilização nacional para reforçar a conscientização da população sobre a saúde do homem.

Neste ano, além da fachada que ganhou as cores da campanha, a unidade promoveu a conscientização por meio das redes sociais, com publicações específicas sobre a segunda maior causa de morte por neoplasias entre homens no Brasil, o câncer de próstata.

Com orientações sobre as formas de prevenção, diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata, o Madre de Dio disponibilizou nas suas redes sociais conteúdos informativos e ilustrativos.

A campanha do HMD nas redes sociais levou em consideração dois pontos. “Primeiro, que hoje o Brasil possui uma média de 152 milhões de pessoas com acesso à internet. Entre os homens, mais de 73% acessam de qualquer local, normalmente via celulares e smartphones. O segundo ponto é o mais crucial, pois a população masculina ainda trata a prevenção dessas doenças como tabu”, declara Rodrigo Fauth, diretor Hospitalar do Madre de Dio.

Totalizando as redes sociais com perfil ativo, a unidade alcançou, em novembro, mais de 150.000 (cento e cinquenta mil) impressões nas suas publicações, isto é, a quantidade de vezes que uma publicação aparece na tela dos celulares e computadores dos usuários das redes sociais.

Dados do sistema de monitoramento do câncer do Ministério da Saúde, apontam que no Paraná, o número de diagnósticos diminuiu significativamente durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o Painel de Oncologia, em 2019, foram registrados 2.541 casos, e em 2020, caiu para 1.759 notificações de câncer de próstata, o que representa uma diferença de mais de 30%.

A estimava é que entre 2020 e 2022 surjam mais de 35 mil novos casos de câncer por ano, sendo o câncer de pele e de próstata os tipos mais frequentes entre os homens.

Além de um site, o HMD possui perfis no Facebook, LinkedIn, Instagram e Google Meu Negócio (que pode ser acessado pelo Google Maps), com atualizações diárias que trazem conteúdos diversos, com foco na gestão, serviços e orientações à população.

Considerado um dos hospitais mais avançados do Estado paranaense, o Madre de Dio tem capacidade para 304 leitos, além de possuir cinco salas cirúrgicas, pronto atendimento completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de administração hospitalar do país.

Prevenção

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer -, a prevenção do câncer de próstata e outras variantes engloba ações que visam reduzir os riscos do desenvolvimento da doença. Adotar práticas saudáveis na rotina do dia a dia podem prevenir diversas doenças, entre elas, o câncer de próstata.

O Instituto relaciona algumas dicas que podem ajudar na prevenção:

– Ter uma alimentação saudável
– Manter o peso corporal adequado
– Praticar atividade física
– Não fumar
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Além dessas dicas, o diagnóstico precoce é uma das formas de garantir a cura do câncer de próstata.

Mesmo não havendo sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou acima de 50 anos (sem fatores), devem procurar seus urologistas para consultas preventivas e fazer exames, entre eles o de toque retal. Este exame permite que o especialista avalie se há alterações da glândula, como, por exemplo, se há endurecimento e presença de nódulos. Outro exame que pode ser solicitado pelo médico é o PSA – Antígeno Prostático Específico -, que é usado para rastreamento da doença em homens assintomáticos.

Evitar a exposição a alguns fatores de risco e a adoção de estilo de vida saudável ajudam na prevenção desta e de outras doenças.

Campanha Novembro Sempre Azul da Pró-Saúde

Além da campanha nas redes sociais, o HMD apoiou a ação da Pró-Saúde, que disponibilizou para download gratuito um e-book com orientações sobre como identificar e prevenir o câncer de próstata.

A ação que fez parte da campanha Novembro Sempre Azul da entidade, buscou conscientizar os homens para realização do exame preventivo.

Além das orientações, o e-book contém respostas do médico urologista Cassiano Barbosa, diretor Técnico do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, sobre as principais dúvidas das pessoas em relação ao câncer de próstata.

O e-book foi desenvolvido para plataformas digitais, principalmente tablets e smartphones. A ideia é que as pessoas possam compartilhar o conteúdo com facilidade.

Para baixar o e-book Novembro Sempre Azul, clique aqui.

A campanha Novembro Sempre Azul é sequência da Outubro Sempre Rosa, quando a Pró-Saúde também disponibilizou um e-book com orientações e informações sobre a prevenção ao câncer de mama, voltado para mulheres, que pode ser baixado aqui.

 

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde