Humanização

Cortes de cabelo e barba elevam autoestima de pacientes do Hospital Metropolitano

Por meio do projeto “Elevar a Autoestima”, mais de 40 homens internados nas enfermarias da unidade participaram da ação, que foi realizada em alusão à campanha Novembro Azul

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença. Para celebrar a campanha, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, promoveu, nesta quarta-feira (24), a ação “Elevar a Autoestima”. Voltada para o público masculino, a iniciativa ofereceu cortes de cabelo e barba aos pacientes internados nas enfermarias.

Entre os participantes está Luciano Nunes da Silva, 32 anos, de Maracanã, interior do Pará. Para ele, a atividade trouxe felicidade. “Eu estou distante da minha casa desde que sofri esse acidente e vim me tratar aqui, isso tem mais de um mês. É bem difícil estar longe de quem a gente ama, de quem nos ama também. Quando eu fui convidado para participar da ação, me senti bem feliz, parecia a primeira vez que tinha cortado o cabelo”, conta.

Outro beneficiado pelo projeto foi João Sérgio, de 34 anos, que mora em Outeiro, distrito de Belém. Segundo ele, a atividade deu um gás para seguir no tratamento da lesão adquirida após um acidente de moto. “Estou até mais feliz. Estava há mais de um mês sem cortar o cabelo, agora estou bonito. A autoestima é fundamental para lidar com o tratamento. No meu caso, um acidente de moto que ainda compromete a minha forma de andar, tem efeito dobrado. Eu agradeço!”, declara o paciente.

A ação foi desenvolvida pelo setor de Humanização do Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. Ao todo, 45 pacientes, identificados por uma equipe multiprofissional, fizeram a barba e cortaram o cabelo com quatro cabelereiros voluntários.

“Com atitudes simples, conseguimos mudar muitas realidades. Ações humanizadas, de cuidado e afeto, têm um poder gigante na experiência do paciente dentro do hospital”, afirma Natália Failache, supervisora de Humanização do Metropolitano.

Ilfran Vilaster da Silva, um dos cabeleireiros que participou do projeto, passou a desenvolver o voluntariado em hospitais do Pará, após precisar ficar internado para um tratamento renal, em 2011.

“Comecei a desenvolver essa atividade quando estive do lado de cá, hospedado em um hospital, como costumo dizer. Não é fácil para quem está em tratamento e o mínimo faz toda a diferença. Com certeza, todos saem transformados”, enfatiza o voluntário.

**Novembro Azul** – A campanha internacional é marcada por ações que despertam a atenção dos homens para os cuidados com a saúde, em especial na conscientização e combate ao câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Neste ano, a fim de enfatizar a necessidade de promoção a ações de prevenção ao câncer de próstata, a Pró-Saúde, gestora do Metropolitano, lançou um e-book gratuito com informações sobre o tema no Brasil, e no mundo.

Para baixar o e-book “Sem Tabu”, clique aqui.

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