No Dia Mundial Sem Tabaco, HEUE exalta exercícios físicos e promove teatro

Com o tema “Apague esse mal”, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), vai promover uma ação de conscientização para os colaboradores, pacientes e visitantes, em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado no dia 31 de maio.

Para incentivar os colaboradores a exercitar o corpo, os fisioterapeutas do hospital vão proporcionar instantes de alongamento e técnicas de respiração, a partir de 7h30, nos corredores das unidades de internações e, às 8h30, na área administrativa.

Acompanhado dos fisioterapeutas, o médico do trabalho José Norões Júnior vai orientar os profissionais sobre a necessidade de praticar exercícios físicos. Ele também vai passar instruções sobre os benefícios que atividade física pode proporcionar no local de trabalho.

“O exercício físico é capaz de produzir endorfinas e proporcionar sensação de bem-estar. O resultado disso tudo é a melhora da autoestima, além do benefício de servir de incentivo para quem deseja parar de fumar”, explica o médico do trabalho.

A ação no hospital também contará com uma atividade lúdica, que terá a presença de um colaborador “vestido” de cigarro. O teatro acontecerá às 9h30, na recepção dos ambulatórios; às 14h, no corredor da Unidade de Internação, no primeiro andar.

A auxiliar administrativa, Karla Evangelista, faz parte da peça teatral e explica que o roteiro foi criado pelos próprios colaboradores da unidade. “É uma peça curta e educativa, onde teremos uma pessoa que tem intenção de parar de fumar e a outra que largou o cigarro há um ano, e está feliz com os resultados. Vamos unir um pouco de humor com orientações importantes”, comenta Karla.

A ação desenvolvida no Hospital Estadual de Urgência e Emergência faz parte das diversas atividades que estão sendo implementadas na unidade, com objetivo de estimular vida saudável, interação entre os profissionais e os usuários. Além da ginástica laboral e teatro, serão distribuídos folhetos educativos.

 

Qualidade de vida

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) divulgou no dia 19 de maio deste ano, resultado de um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra.

Com o tema “Cigarro x Tempo de Vida”, o estudo afirma que as pessoas perdem em média, 11 minutos de vida por cigarro fumado e até um dia e meio por pacote. Se a pessoa tem o hábito de fumar um maço diariamente, a expectativa médica de vida é reduzida aproximadamente em 9 anos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde