HEAN realiza palestras sobre Infecção Hospitalar

Buscando promover a conscientização dos colaboradores e reduzir o número de infecções hospitalares, o Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou, ao longo da última semana, palestras e treinamentos sobre o Controle de Infecções Hospitalares, em alusão ao dia 15 de maio. A ação reforça o aprendizado sobre a higienização das mãos e os riscos iminentes do ambiente hospitalar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ações de prevenção para manter a segurança do paciente, devem ser promovidas constantemente nas unidades. No HEAN, o coordenador do NEP, Thiago Calchadora, ministrou a palestra “Isso não é meu”. Com uma dinâmica de grupo, exemplificou como o controle de infecção pode ser mantido se todos compreendessem seu papel decisivo. Segundo o palestrante, as pessoas tendem a repassar problemas e não soluções.

Em sua palestra, a psicóloga Érica Louredo, também abordou o tema com um viés comportamental ao dizer que, nossos hábitos de higiene pessoal, adquiridos desde a infância, nos conferem um comportamento de asseio auto protetivo. Entretanto, essas rotinas não se baseiam nos riscos microbiológicos, mas nas sensações de asco e desconforto. “Quando não identificamos o elemento causador de nojo tendemos a negligenciar a limpeza. Assim, ao tratarmos de estratégias de prevenção de infecção hospitalar, precisamos conduzir os profissionais e demais envolvidos no cuidado a refletirem seriamente sobre os riscos que as posturas negligentes ou imprudentes tendem a gerar, promovendo mudanças de postura e comportamento”, destacou a psicóloga. E concluiu que o importante não é tanto o que a lógica nos conduz a saber, mas como se aplica o conhecimento na prática.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde