Troque doces por fibras e viva melhor, diz nutricionista do HEUE

A prática de atividade física acompanhada de uma boa alimentação traz benefícios importantíssimos para qualquer pessoa, principalmente para quem deseja perder peso.

Segundo a nutricionista do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), Juliana Pratti Lemos Abreu, as fibras agem diretamente na corrente sanguínea, inibindo a vontade de comer doces, que podem ser substituídos por frutas, hortaliças, pães e cereais de grãos integrais e nozes.

“Na fase adulta, pode-se comer 25 gramas de fibras por dia, equivalente a duas colheres de sopa de farelo de aveia, combinando com as frutas. As fibras ajudam o intestino, principalmente na funcionalidade, além de contribuir para eliminação de resíduos pelo corpo. É importante neste período de reeducação alimentar, beber entre seis a oito copos de água por dia”, explica a nutricionista.

No entanto, a especialista alerta: o processo de reeducação alimentar necessita de calma e disciplina. “Antes de qualquer coisa, é necessário buscar orientações com um endocrinologista e nutricionista. Nenhuma dieta pode ser iniciada por conta própria, e o resultado varia muito do organismo da pessoa”, acrescenta.

Um grande exemplo é a supervisora financeiro do HEUE, Michelli Costa Zucoloto. Em 45 dias, Michelle conseguiu perder sete quilos. “Não tinha o hábito de comer brócolis, rúcula e nem maçã. Passei pelo acompanhamento médico e inseri esses alimentos no meu almoço e jantar. Além de ter perdido peso, as fibras ajudaram a regular o meu intestino. Minha meta é perder um total de 14 quilos”, comenta a supervisora.

 

A nutricionista do HEUE separou algumas dicas de fibras que podem ser acrescentadas na alimentação diária.

• Café da manhã:  Pão integral, queijo branco, fruta com aveia ou linhaça ou vitamina com cereais (aveia, linhaça, chia ou quinoa)

• Almoço: salada crua, arroz integral, carne grelhada, feijão ou lentilha e fruta como sobremesa

• Lanche da tarde: torrada integral com creme de ricota e suco de fruta natural

• Jantar: tapioca com farinha de linhaça recheada com queijo branco e frango desfiado + salada crua ou salada verde com chia e batata doce + frango grelhado ou sanduiche de pão integral com queijo branco e salada crua.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde