Materno-Infantil de Barcarena inaugura horta hospitalar orgânica

Alimentos cultivados contribuirão com alimentação saudável de pacientes e colaboradores da unidade

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) inaugurou nesta semana sua horta para cultivo de alimentos orgânicos. A iniciativa é da Comissão de Sustentabilidade da unidade, em parceria com setores de Manutenção, Higiene e Limpeza, Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e voluntários.

A unidade, localizada no interior paraense, pertence ao Governo do Pará e atua como referência para gestantes de alto risco para 11 municípios do Baixo Tocantins.

Localizada ao lado do SND, a horta é cuidada diariamente pela equipe de nutrição e pelo jardineiro do hospital, e tem como finalidade contribuir para o abastecimento do setor de Nutrição, oferecendo aos pacientes e colaboradores a experiência de consumir alimentos orgânicos, cultivados na própria unidade.

Atualmente estão sendo cultivados itens como manjericão, melancia, abóbora, tomate cereja, menta, hortelã, cebolinha, couve, chicória, jambú, cariru e pimenta.

“A ideia é utilizar como complemento nutricional nas refeições diárias. Utilizamos os vegetais para a finalização dos pratos, além de dar um toque especial em bebidas, como por exemplo, suco de maracujá com hortelã”, explica a coordenadora de nutrição do hospital, Renato Porto.

Além de contribuir com a alimentação saudável, a compostagem da horta é feita a partir de resíduos orgânicos reaproveitados do próprio hospital, como cascas de vegetais, borra de café e cascas de ovos.

“Essa é mais um entrega importante, que vai contribuir com a alimentação saudável e de qualidade para nossos pacientes e colaboradores, de forma humanizada e sustentável”, complementa Lorena Portal, diretora Assistencial.

Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, o Materno-Infantil de Barcarena é o único hospital da região certificado como Hospital Amigo da Criança, conquistado em 2021. A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde