Instituto Estadual do Cérebro comemora 1 ano de atividades

Nesta sexta-feira, 1, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN) comemorou um ano de atividades, reunindo em uma mesa de café da manhã, chefes de equipe e diretoria. A comemoração também foi estendida aos colaboradores e pacientes, que tiveram um cardápio especial em todas as refeições do dia. Junto ao aniversário da unidade, os profissionais também comemoraram o feito de mil cirurgias realizadas em um ano.

Em seu discurso, antes de cortar o bolo da comemoração, Paulo José da Matta, Diretor Técnico do IECPN, disse que a Pró-Saúde é uma parceira e que foi primordial toda a cobertura dada pela entidade. 'Juntos estamos fazendo um trabalho de primeira. Nós também trabalhamos em hospitais particulares e vemos que não há diferença no que vemos aqui. Torço muito para essa parceria continuar, e melhor, pra que perdure por muitos anos. O marco de mil cirurgias em um ano é prova evidente de que o trabalho está dando certo. Obrigada a todos!', ressaltou. 

José Donizetti, Diretor Geral da unidade, reafirmou o compromisso da Pro-Saúde com o projeto e disse estar muito honrado em participar desse sucesso. 'Essa é a consolidação de uma grande ideia do Estado. Nós só temos a agradecer, por nos permitirem a ajudar a escrever essa história de sucesso'.

César Bortoluzo, Diretor Médico da Pró-Saúde, também avaliou a importância de administrar uma unidade especializada e de altíssimo nível como o Instituto do Cérebro. 'É o primeiro Instituto no Brasil dedicado a esta especialidade, com atendimento pelo SUS. É um grande projeto, com grande importância e grande responsabilidade. Pra nós é muito satisfatório', finalizou. 

Revista Veja Rio

A revista Veja divulgou nesta semana, como matéria de capa da edição Rio, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. De acordo com a publicação, o Instituto do Cérebro é uma instituição modelar, onde a decoração caprichada divide espaço com equipamentos de alta tecnologia e instalações que não existem nem mesmo nas unidades particulares da cidade.

Considerado um “oásis de excelência” pela matéria, o IECPN acolhe pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que sofrem de doenças ligadas ao sistema nervoso e precisam passar por cirurgia. A unidade conta com 44 leitos de UTI, nove ambulatórios e 523 colaboradores, sendo 180 médicos.

Primeiro Colaborador 

Em julho de 2013 a Pró-Saúde, como gestora do Instituto, deu início às contratações dos profissionais que fariam parte do quadro de funcionários que daria início às atividades do projeto IECPN. 

O primeiro contratado, em 10 de julho de 2013, chama-se João Cláudio Silveira. Farmacêutico, Coordenador da Farmácia da unidade, disse que é muito gratificante ter a oportunidade de estar nesse projeto desde o início. 'Vi tudo nascendo, desde os processos até a infraestrutura. Hoje temos uma unidade consolidada, gerando frutos incríveis, com atendimento de alta qualidade e mil cirurgias em um ano. É sensacional! A melhor oportunidade que eu tive em toda a minha vida, tanto pessoal quanto profissional', comemora.