HRBA celebra o Dia Mundial do Rim com atendimento médico gratuito no Mercadão 2000

Na próxima quinta-feira, 14/03, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), irá realizar uma ação no Mercadão 2000 para promover a conscientização sobre a importância do bom funcionamento dos rins. No dia, das 9h às 17, serão realizadas consultas médicas, aferições de pressão arterial, testes de glicemia, verificações do índice de massa corporal (IMC) e orientações sobre vida saudável.

O evento faz parte do Dia Mundial do Rim, que neste ano a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) traz como tema: “Saúde dos Rins Para Todos”. Cada vez mais doenças na função renal acometem pessoas no mundo e os principais responsáveis pela doença são o diabetes e a hipertensão arterial, além da obesidade.

Para mudar essa realidade, o HRBA tem realizado um trabalho fundamental na região Oeste do Paraense. Além de prestar serviço hospitalar de excelência, realiza ações de orientação e prevenção nas mais diversas comunidades, levando saúde para toda a população. Atualmente, na unidade, 197 pacientes estão em hemodiálise e 31 em diálise peritoneal. Até este mês, 37 transplantes de rins foram realizados.

HRBA

O HRBA avança em serviços de saúde, com a implantação de programas de transplantes renais, cirurgias cardíacas e a consolidação do tratamento oncológico. A Unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 21 municípios do Oeste do Pará. É gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).