Hospital Yutaka Takeda inaugura ambulatório de consultas médicas após obra de reforma

O mais alto nível de acreditação corrobora a qualidade da gestão e do atendimento prestado na unidade, localizada na Serra dos Carajás; novo ambulatório amplia atendimentos e traz mais conforto aos pacientes

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade privada gerenciada pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), recebe nesta terça-feira (4/2), a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, reconhecimento de nível máximo da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta é uma das mais respeitadas entidades avaliadoras dos serviços de saúde do País.

Na mesma data, a unidade inaugura seu novo Ambulatório de Especialidades Médicas, que permitirá a ampliação dos atendimentos e ainda mais conforto aos usuários e acompanhantes.

O superintendente da ONA, Péricles Cruz, realizou a entrega do certificado da acreditação no HYT. A unidade passou por uma rigorosa avaliação realizada pela equipe da Fundação Vanzolini no final de 2019, que aferiu 37 processos de gestão para verificar se as áreas de Apoio, Assistencial e Gerencial cumprem as exigências obrigatórias que garantem aos pacientes padrões de qualidade e segurança.

Durante a entrega, Péricles enfatizou que a cerificação garante a qualidade dos serviços que são prestados, segurança para os familiares de pacientes e para os próprios funcionários. Além disso, destacou que a ONA é a terceira maior certificadora do mundo, em número de certificações.

“Quando um hospital como o HYT alcança este nível de excelência, isso significa que ele percorreu todo o trajeto de intensa preocupação com a qualidade do atendimento que é prestado ao usuário do serviço e envolvimento com a segurança do paciente. Estes são fatos muito importantes para nós, desde a inauguração da ONA, com foco no paciente, garantindo que o atendimento dele seja melhor possível, com o nível de excelência da mais alta qualidade”, frisou Péricles.

A certificação Acreditado com Excelência é um título obtido por apenas 176 hospitais no Brasil – no total, o País concentra cerca de 6 mil unidades hospitalares. No Pará, apenas oito possuem o título, cinco deles gerenciados pela Pró-Saúde, nos municípios de Belém (Hospital Oncológico Infantil e Hospital Público Estadual Galileu), Santarém (Hospital Regional do Baixo Amazonas), Altamira (Hospital Regional Público da Transamazônica) e, agora, em Parauapebas.

Assim, o HYT passa a fazer parte de um seleto grupo de instituições que visam a excelência na gestão. A certificação tem validade de três anos e, durante esse período, o hospital passará por avaliações periódicas para estimular a melhoria contínua.

“Aproveito esta oportunidade para parabenizar todos os calaboradores da unidade que foram essenciais para a conquista desta certificação tão importante. Agora, nosso desafio é manter uma melhoria contínua e os padrões cada vez mais altos, atendendo nossos pacientes com execelencia e humanização”, ressaltou Marcos Silveira, diretor Hospitalar do Yutaka Takeda.

Além da certificação ONA 3, o Yutaka Takeda foi o primeiro hospital no Brasil certificado pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que certifica a qualidade da assistência da instituição.

Entre as conquistas de destaque da unidade, estão ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Novo serviço para clientes

Nesta terça-feira, o Yutaka Takeda também inaugura seu novo Ambulatório de Especialidades Médicas. A obra de reforma permite que a unidade ofereça aos pacientes mais conforto, além de ampliar os atendimentos. Com 742 m², o ambiente será o acesso principal de entrada dos usuários para a utilização dos serviços da unidade.

O novo espaço ganhou uma recepção mais ampla e dois consultórios de atendimento, ampliando de 10 para 12 salas, banheiros com acessibilidade e um espaço de espera exclusivo crianças que aguardam consulta médica com os seus pais. O “espaço kids” é equipado com brinquedos educativos, mesas para desenhar, televisão e fraldário, garantindo entretenimento aos pequenos durante o período de espera.

O funcionário público, Thiago Rodrigues, levou a sua filha de um ano para a consulta mensal com a pediatra e avaliou positivamente o novo ambulatório. “Eu gostei bastante do espaço. Agora, a espera não é mais estressante para os pequenos. Aqui tem brinquedos e espaço para distrair as crianças. Ficou bem legal”, destacou.

O serviço de Psicologia também recebeu atenção especial. Agora, os consultórios contam com divã e mesinhas para os atendimentos infantis.

O ambulatório contemplará diversas especialidades médicas como clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, mastologia, urologia, psicologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, nutrição e dermatologia. Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (94) 3352-4600 ou whatsapp (94) 9 9904-2396, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para saber mais informações sobre os serviços ofertados, basta acessar o site: www.yutakatakeda.com.br.

Durante o período da reforma, não houve interrupção na assistência. Os atendimentos continuaram acontecendo normalmente na unidade, porém, no espaço anexo ao pronto-socorro do HYT, sem gerar transtornos aos usuários.

Segundo o diretor Silveira, com a nova estrutura, o hospital pretende aumentar em 20% o número de atendimentos já no primeiro ano, e atrair novas especialidades médicas. “Trouxemos um ambiente amplo, moderno e confortável para os usuários e profissionais que buscam atendimento conosco. Para a Pediatria, os pais e crianças terão uma área exclusiva com espaço humanizado e entretenimentos para os pequenos. Esta obra faz parte de um plano de expansão da unidade, onde os próximos passos serão a modernização do Pronto-Socorro e unidades de Internação. É uma grande conquista para os cidadãos de Carajás, Parauapebas e entorno, que utilizam os serviços do Hospital Yutaka Takeda”.

A inauguração desta terça-feira contou com a presença dos diretores e gestores da mineradora Vale, Antônio Padovezi, Alexandre Albuquerque, Ricardo Gruba, e o gerente Corporativo de Operações da Pró-Saúde, Paulo Viol. Além disso, o secretário de Saúde do município, Gilberto Laranjeiras, e a médica Débora Leão, representante da Associação Médica de Parauapebas, que fizeram um tour pelo novo ambiente.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Possui estrutura para atender casos de baixa e média de complexidade, o Hospital Yutaka Takeda conta atualmente com 37 leitos divididos em enfermarias, apartamentos individuais, isolamento, assistência semi-intensiva e neonatal, além de três salas no Centro Cirúrgico, pronto-socorro 24h e um serviço de consultas com 20 diferentes especialidades médicas.

Outros serviços ofertados pela unidade, são os exames laboratoriais e de imagem, sendo eles: Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Holter 24 horas, MAPA, Teste Ergométrico, Raio-X Digital, Ultrassonografia diversas e os Testes do Pezinho, Orelhinha e Olhinho. O serviço de imunização do HYT, dispõe de vacinas para crianças, adultos, idosos e viajantes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde