Estudo vai acompanhar hábitos alimentares dos brasileiros por 10 anos

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) irão acompanhar os hábitos alimentares de 200 mil pessoas, de todas as regiões do Brasil, por 10 anos. O objetivo é identificar as características da alimentação dos brasileiros e relacionar com os riscos de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer, dentre outras doenças comuns para a nossa população.

Chamado de NutriNet Brasil, o estudo será coordenado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP em parceria com o Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Atenção Primária, do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, em entrevista a Agência Brasil, “a alimentação inadequada lidera o ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo. É o fator de risco que mais contribui para mortalidade”.

“Mais do que um ou outro alimento isolado, é o padrão de alimentação das pessoas, ou as quantidades e proporções dos diferentes grupos de alimentos, que vai definir o risco de doenças. O levantamento trará maior compreensão sobre tais hábitos e suas consequências”, destacou Bortolini.

Como participar

Para participar do estudo, é preciso ter pelo menos 18 anos, residir no Brasil, ter acesso à internet e fazer um rápido cadastro na plataforma digital da pesquisa. (https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br/)

 

Fonte: Agência Brasil

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde