Dia Mundial do Câncer: veja as recomendações para prevenção.

O dia 04 de fevereiro foi instituído como o Dia Mundial do Câncer, em 2000, em uma iniciativa global organizada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é a conscientização e a educação da população, bem como dos governos, a respeito de práticas e políticas que podem ajudar na prevenção da doença.

Em entrevista ao EBC, o oncologista Duílio Rocha Filho, ligado à SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) afirma que os exercícios físicos podem fazer a diferença para evitar o câncer. “A prática de atividade física melhora a imunidade do corpo e reduz a produção de mediadores inflamatórios, fenômenos que minimizam as mudanças celulares e, consequentemente, os riscos de desenvolvimento da doença. Estudos mostram que a atividade física regular reduz de fato o risco de desenvolvimento de câncer de mama, cólon e endométrio”, explica.

Cirurgião Marcos Fraga Fortes alerta sobre hábitos de prevenção do câncer

O cirurgião Marcos Fraga Fortes, coordenador do Serviço de Oncologia da Pró-Saúde, responsável pelo serviço especializado do HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará), reforça a importância de uma boa alimentação. “A exposição inadequada do intestino grosso à gordura, principalmente com a ingestão de carnes vermelhas, pode levar à formação do câncer. Então, diminuir a ingestão de carne vermelha, também pode ser uma forma de prevenção importante”.

Segundo a SBOC, em nota distribuía da imprensa, de 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida: além de praticar atividade física, a sociedade médica recomenda como forma de prevenção ao câncer:

• não fumar;
• preferir alimentos naturais;
• manter uma dieta equilibrada;
• tomar vacinas;
• reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Fortes explica, ainda, quais são os principais desafios no combate à doença atualmente. “A maior dificuldade é o diagnóstico precoce, porque existe uma distância entre o início dos sintomas e o diagnóstico de câncer. Nós precisamos trabalhar isso, trabalhar a informação”.

Fazer exames de rotina para a detecção da doença precocemente é a orientação médica mais frequente. “Cada tipo de câncer tem recomendações específicas. No âmbito geral, 40 anos é uma idade adequada para prevenção dos cânceres. Nos casos em que for possível, como no câncer de mama, é importante fazer o autoexame. Já no caso do câncer de pele, em qualquer idade você deve estar atento a isso. A partir do momento que exista qualquer alteração na pele, que seja sugestivo de câncer de pele, deve-se procurar orientação médica”, finaliza.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde