Home » Hospital São Luiz terá novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19

Hospital São Luiz terá novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19

O Hospital São Luiz (HSL) abrirá 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia intensiva) exclusivos para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus.

O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes nesta quarta-feira, 10, durante coletiva de imprensa virtual. A iniciativa visa aumentar a assistência médica aos novos casos de Covid-19, diante dos avanços da doença e aumento do número de mortes no País.

Os leitos serão inaugurados nos próximos dias na unidade e a direção do HSL já iniciou a contratação de novos profissionais. Os casos de Covid-19 serão atendidos em ala específica, distante de pacientes com outras enfermidades, sem comprometer os demais atendimentos, cirurgias eletivas e exames.

A inauguração dos leitos faz parte do empenho e nova pactualização entre o Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cáceres, Cisomt (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso) e Pró-Saúde, gestora do HSL, para o atendimento de pacientes do SUS.

No ano passado, por meio de contrato com o Estado, o São Luiz prestou atendimento aos casos suspeitos e confirmados para a Covid-19 na região de Cáceres. Ao todo, foram recuperados mais de 400 pacientes, muitos com idades acima dos 50 anos.

Com 484 colaboradores, o HSL também oferece atendimento nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico com seis salas.

“Estamos preparando os novos leitos para prestar a assistência aos pacientes com Covid-19. No ano passado, o HSL já realizou a ampliação de estrutura e apesar da situação econômica em todo o País, causada principalmente pela pandemia, estamos atuando com a missão de salvar vidas”, explica Frederico Coltro, diretor Operacional da Pró-Saúde.

Referência para 22 municípios da região Oeste do Estado, e da vizinha Bolívia, o Hospital São Luiz possui 144 leitos — destes, 82% são destinados ao atendimento gratuito pelo SUS.

A unidade também é referência na realização de partos de alto risco, com gestantes referenciadas pelo município e região. O São Luiz conta com serviços de diagnóstico e de procedimentos médicos, como ressonância magnética, tomógrafo, densitometria, ultrassom, ecocardiograma, laboratório de análises clínicas entre outros.

“Os novos leitos trazem também um alívio para o sistema de saúde e o HSL mantém a referência para os munícios que dependem do nosso atendimento. A parceria entre o setor público e privado é fundamental neste momento e fortalece o SUS”, conclui Frederico.

As diretrizes do Hospital São Luiz, seguem protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Todos os profissionais da assistência aos pacientes já foram imunizados com a primeira e segunda dose contra a Covid-19.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde