Home » Bebê nasce com mais de 5kg em maternidade de Barcarena, no interior do Pará
Bebê de 5kg no HMIB

Bebê nasce com mais de 5kg em maternidade de Barcarena, no interior do Pará

O final de semana trouxe uma grande surpresa para Sandra Furtado, de 36 anos, agricultora e moradora de Barcarena. Na tarde da última sexta-feira, 5/3, Sandra deu à luz a Isaque dos Santos, um bebê incomum no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB).

Isaque nasceu pesando 5,170 kg e com 54 centímetros. Segundo Natália Cunha, enfermeira obstetra que participou do parto, ele é o maior bebê já nascido do hospital desde a sua inauguração, em 2018. “Já tivemos bebês grandes, porém Isaque tem mais de 5kg e nasceu em parto normal. É o maior recém-nascido que tivemos!”, celebra a profissional.

O médico ginecologista, Anderson da Silva, explica que essa faixa de peso é incomum. “Esse peso equivale a uma criança de dois meses de vida”, destaca.

A mãe, que tem outros três filhos que também nasceram grandes, o tamanho de Isaque superou as expectativas, sendo de uma grande surpresa para todos.

“Quando completei 36 semanas, fiz uma ultrassom e ele já estava grande. Nas últimas semanas, próximo ao parto, eu estava com dificuldades para tudo, andar, sentar, comer. Quando completou 40 semanas ele veio, enorme e bochechudo. Eu não esperava ser tão grande!”, disse a mãe.

Sandra comenta que toda a família está ansiosa para conhecer o “pequeno gigante”. “Agora, os irmãos vão conhecê-lo. Fizeram placas e decoraram todo o quarto para receber o Isaque. Mais um grandão para a família”, acrescenta a mãe.

Devido o bebê ser grande para a idade gestacional, ele permanecerá sendo acompanhado por pediatra e endocrinologista no HMIB para consultas regulares e exames.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado a 114 km distante da capital Belém. Mantido pelo Governo do Estado e gerenciado pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em dois anos de funcionamento já realizou mais de 3 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias.

A unidade é referência no atendimento de média e alta complexidades para gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins. O HMIB presta um atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde