Hospital São Luiz lança projeto para incentivar parto seguro e saudável

A Pró-Saúde, gestora do Hospital São Luiz (HSL), em parceria com a Prefeitura de Cáceres, reuniu gestantes para o lançamento do projeto “Vem que te espero”, criado especialmente para orientar as futuras mamães sobre os benefícios do parto natural. O foco é ensinar as grávidas a identificar as contrações do pré-parto e o momento ideal e seguro para ir até a maternidade. A próxima reunião do grupo já está marcada e acontecerá no dia 24 de julho.

A gravidez é um dos momentos mais marcantes na vida das gestantes e, também, de muitas dúvidas. A mais comum está relacionada ao nascimento do bebê: parto natural ou cesárea? Embora os riscos e benefícios de cada um sejam frequentemente discutidos, pouco se fala da importância de aguardar que a mulher entre em trabalho de parto espontâneo, ou seja, identifique o início das contrações regulares do trabalho de parto.

Para muitos pais, depois de nove meses aguardando o nascimento do bebê, controlar a ansiedade passa a ser um desafio perto dos últimos dias, mas antecipar o parto pode trazer consequências para o desenvolvimento normal da criança.

“O nosso objetivo principal é orientar as gestantes sobre a importância do trabalho de parto espontâneo, ajudando a reconhecer os sinais de que o bebê está pronto para nascer e os benefícios que a espera da hora certa trazem para a saúde da mãe e filho”, afirma Emanuelle Rondon, coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital São Luiz, unidade certificada com o selo Amiga da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Aguardar pelo momento certo traz muitas vantagens, entre elas, ajuda no amadurecimento das funções fisiológicas do recém-nascido e da mãe, como ganho de peso do bebê e liberação de hormônios importantes para a amamentação. Cada semana a mais de gestação aumenta as chances do bebê nascer mais saudável, mesmo quando não há mais risco de parto prematuro.

A programação do projeto “Vem que te espero” teve ainda a participação da enfermeira e doula, Bethânia Tamyres Taques, e da equipe multiprofissional do Hospital São Luiz, com pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiros entre outros. A tarde transcorreu com palestras e uma roda de conversa, onde as gestantes puderam tirar dúvidas, compartilhar relatos pessoais e trocas de experiências.

 

Inscreva-se!

A próxima reunião do projeto “Vem que te espero” está agendada para o dia 24 de julho, às 14h. As inscrições são gratuitas para os interessados e ocorrem até o dia 15 de julho por meio do telefone (65) 3221-1035.

 

Sobre o Hospital São Luiz

O Hospital São Luiz (HSL) é referência para 22 municípios da Região Oeste do Estado do Mato Grosso, além do país vizinho, a Bolívia. Fundado em 1938, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde dezembro de 2018. A Unidade possui 156 leitos e atua com Clínica Médica, Cirúrgica, Obstetrícia, Ginecologia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico.

O Hospital também é certificado com o selo Amigo da Criança, conferindo qualidade e atenção humanizada no atendimento às mulheres durante o pré-parto, parto e o pós-parto, entre outros critérios instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A unidade ainda conta com moderno parque tecnológico, equipamentos e serviços de diagnóstico e de procedimentos médicos, como Ressonância Magnética, Tomógrafo, Densitometria, Ultrassom, Ecocardiograma, Cardiotocógrafo e Laboratório de Análises.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde