Hospital Regional de Marabá apresentará cases de sucesso no XXI Congresso Brasileiro de Infectologia

Quatro projetos do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso, gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), foram aprovados para apresentação no XXI Congresso Brasileiro de Infectologia, que será realizado entre os dias 10 e 13 de setembro, em Belém (PA). Três deles abordam práticas adotadas para o controle de infecção no atendimento a pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Adulto e a quarta pesquisa analisa a prevalência de Leishmaniose visceral em crianças do município de Marabá, com base em dados coletados durante uma década pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

Organizado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em parceria com a Sociedade Paraense de Infectologia (SPI), o evento é a maior atualização científica da área no País. Participarão desta edição pesquisadores de renome do Canadá, Estados Unidos, França, Argentina, Reino Unido e do Brasil. Durante a programação serão abordados aspectos da vigilância epidemiológica de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), resistência antimicrobiana, hepatites virais, Medicina Tropical com enfoque amazônico, infecção em imunossuprimidos não-HIV e Medicina dos Viajantes.

Segundo a diretora de Assistência do Hospital Regional de Marabá, Maria Freitas, a apresentação em Belém é uma oportunidade para mostrar ao mundo a assistência desenvolvida em hospitais localizados no interior da Amazônia. “A Infectologia é uma área extremamente importante na saúde, porém, ainda carente de profissionais. Então, a troca de experiência que ocorrerá é valiosa, até porque participarão pessoas de vários países. Além disso, o evento possibilitará que o trabalho desenvolvido no Hospital Regional de Marabá ganhe visibilidade internacional”, pontuou a gestora.

 

Controle de infecção

Três projetos que serão apresentados no XXI Congresso Brasileiro de Infectologia relatam a experiência dos profissionais da Unidade a partir da participação do HRSP no projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, promovido pelo Ministério da Saúde, com o apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement, organização americana de qualidade da assistência.

Intitulado “Participação familiar no desenvolvimento da cultura de segurança em uma UTI adulto de um hospital em Marabá-PA”, o primeiro deles descreve o envolvimento dos familiares na rotina de cuidado dos pacientes. Além de permitir a presença do acompanhante na UTI, por meio de visitas estendidas, a estratégia fortalece o vínculo com a equipe e possibilita a troca de informação quanto às medidas de controle de infecção, como a lavagem das mãos e a desinfecção de conectores.

Outra experiência da equipe da UTI Adulto do Hospital Regional de Marabá que será compartilhada no evento é o uso da metodologia PDSA – tradução da sigla em inglês para Planejar (Plan), Fazer (Do), Estudar (Study) e Agir (Act) – para introduzir medidas de controle de Infecção Primária de Corrente Sanguínea associada a Cateter Venoso Central (IPCS), Infecção do Trato Urinário associada a Cateter Vesical de Demora (ITU) e Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV). Um dos diferenciais da metodologia é o envolvimento de todos os profissionais da Unidade na tomada de decisão sobre a melhor técnica a ser utilizada na assistência à saúde e, ainda, a aplicação de teste piloto antes da metodologia passar a ser uma conduta definitiva da equipe.

O terceiro projeto descreve a introdução de momentos de parada a cada uma hora, denominados “pit-stop da higiene das mãos”, incentivando a adesão dos colaboradores da Enfermagem a fazerem a higienização, o que, consequentemente, impacta na redução de infecções na UTI e no aumento da segurança do paciente internado.

 

Sobre a Unidade

O Hospital Regional de Marabá tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. A Unidade é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios da região, possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.