Hospital São Lucas apresenta resultado de avaliação

Os processos de gestão do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, avançaram, segundo a avaliação do RAG (Requisitos de Apoio à Gestão). O RAG é uma ferramenta interna criada pela Pró-Saúde, entidade que administra o hospital desde dezembro de 2015. Ele apura a qualidade, a eficiência e a segurança na assistência ao paciente a partir dos serviços realizados nas unidades de saúde que a entidade administra.

A apresentação dos resultados apurados no Hospital Estadual São Lucas pelo RAG aconteceu no dia 13 de julho. “Um dos pontos mais evidenciados durante a avaliação foi o comprometimento e o envolvimento de toda liderança”, destacou a consultora da Pró-Saúde, Nilsa Yamanaka.

Durante três dias, foram avaliados 48 processos de gestão das áreas assistenciais e administrativas que envolveram: gestão e liderança, atenção ao paciente, diagnóstico terapêutico, apoio técnico e logístico. 

Segundo a gerente da Qualidade, Luciene Rocha, o próximo passo é planejar as ações de melhorias. “O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente ficará com a responsabilidade de encaminhar o relatório do RAG para os gestores. A partir das observações pontuadas, será elaborado um plano de ação”, explicou.

O diretor-geral do Hospital Estadual São Lucas, Paulo Santos, afirmou que o resultado da auditoria evidencia a responsabilidade das equipes em oferecer um trabalho seguro e de qualidade. “Foram muitos os desafios desde a primeira avaliação do RAG, realizada em maio do ano passado. Avançamos muito e temos como objetivo buscar mais resultados positivos, garantido uma assistência segura e de qualidade para os usuários”, concluiu.

Certificação de Qualidade

Neste ano, o Hospital Estadual São Lucas trabalha para obter a certificação Acreditado, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais importantes entidades brasileiras que apura e certifica a qualidade de unidades de saúde. Para 2018, a meta do hospital é trabalhar para receber o segundo nível de certificação de qualidade, o Acreditado Pleno.

Desde o mês de maio, o hospital tem trabalhado o seu plano estratégico, com 264 ações definidas no período de quatro meses, envolvendo aproximadamente 50 profissionais atuantes em todos os setores da unidade.

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde