Hospital Regional de Santarém realiza palestra sobre orientação a diabetes

Com objetivo de orientar os pacientes diabéticos sobre os riscos da doença e promover maior qualidade de vida durante o tratamento, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), vai realizar ciclos de palestras durante o mês de março. Inicialmente, o projeto vai atender os usuários que já são acompanhados pelo HRBA. Posteriormente, as palestras serão expandidas aos bairros de Santarém e a outros municípios do Oeste do Pará. A ideia é envolver, também, os familiares para que consigam auxiliar no tratamento.

O responsável pelo projeto é o endocrinologista e diretor clínico do HRBA, Manoel Alvarenga, que alerta sobre os riscos da doença. “A cada minuto são feitas duas amputações decorrentes de diabetes no mundo. Além disso, a maior causa de cegueira, no mundo, é a diabetes. A doença também é responsável pela principal causa de insuficiência renal crônica, com tratamento de hemodiálise, e aumento dos riscos de doenças cardiovasculares”, afirma Alvarenga.

No entanto, ele ressalta que é possível conviver com a doença sem enfrentar esses problemas. A orientação adequada e o conhecimento a respeito da diabetes fazem toda a diferença. “Tenho paciente com quase 30 anos convivendo com a doença sem complicações, porque sempre soube manter os cuidados. Em compensação, tem casos em que a pessoa não recebe a orientação adequada e, em pouco tempo, já sofre consequências severas. Diabetes é coisa séria! Tem muita gente com a doença, mas sem orientação adequada”, explica o endocrinologista.

PROGRAMAÇÃO

Para garantir que todos os pacientes tenham acesso às informações, o HRBA irá realizar o primeiro ciclo de palestras, com envolvimento familiar, no dia 20 de março, no auditório da Unidade.

14h – “Diabetes: quais os tipos, como reduzir os riscos e como prevenir”;
15h – “Tratamento alimentar: descobri diabetes e agora, o que eu posso comer? Segredos de especialista”;
16h – “Tratamento medicamentoso: qual medicamento é adequado para cada caso e porque não se deve temer a insulina”.
17h – “Como tratar e prevenir os riscos da diabetes”.

HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Norte do País, o hospital avança em serviços de saúde, com a implantação de programas de transplantes renais, cirurgias cardíacas e a consolidação do tratamento oncológico. A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde