Profissionais do HRPT capacitam equipe do Hospital Geral de Altamira

Por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), responsável pelo Programa de Educação Contínua, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, em Altamira (PA), ministrou o treinamento “Serviço de Higiene e Limpeza em Unidades de Saúde” para a equipe do Hospital Geral de Altamira São Rafael (HGA).

Único Hospital da região a possuir o selo de Acreditado com Excelência, concedido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), o Hospital Regional é referência para as demais unidades de saúde e mantém as melhores práticas dentro de cada área. Entre os tópicos abordados no treinamento houve destaque para a importância do profissional de higiene e limpeza nas unidades de saúde, conceitos, objetivos e finalidades do serviço de higiene e limpeza, limpeza terminal e concorrente, infecção hospitalar, papel do profissional do SHL, classificação das áreas hospitalares e técnicas de higiene e limpeza.

O convite para ministrar a capacitação partiu do Hospital Geral. Para o diretor-geral do HGA, Edvan Duarte, essa interação entre as duas instituições é fundamental. “Sabemos da importância dessa atividade que é a limpeza e higienização do nosso estabelecimento de saúde. Essa capacitação deve ser incentivada e continuada. Por isso agradeço imensamente a colaboração do Hospital Regional da Transamazônica com o Hospital Geral de Altamira. Com certeza vamos buscar fazer com que esses treinamentos aconteçam com mais frequência”, afirma.

O gerente de Apoio do HRPT, Dorinei Vasconcelos, foi quem ministrou o treinamento, com apoio da líder administrativo, Rosa de Paula Leite. Ele explica que um dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico do HRPT é estreitar relações com a sua rede. “Uma das formas de fazermos isso é por meio da troca de conhecimento, que traz inúmeros benefícios. Com relação ao treinamento, é muito importante termos uma equipe de higiene e limpeza qualificada e motivada para execução. A ação dessa equipe é fundamental no combate à infecção hospitalar”, reforça o gerente.

A auxiliar de serviços gerais do HGA, Edizângela Carvalho Azevedo, aproveitou a oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “O treinamento foi muito bom para todos nós. Temos sempre que melhorar, pois o nosso trabalho é fundamental”, avalia.

Sobre o HRPT

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na região sudoeste do Pará, foi idealizado e concebido para prestar atendimento humanizado e de qualidade, em média e alta complexidades ao usuário referenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado. A unidade é referência para os habitantes dos nove municípios que fazem parte da Região de Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu). É uma unidade de retaguarda, com atendimento de urgência e emergência, e a única a possuir serviço de Hemodiálise na região.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde