Hospital Regional de Santarém atende mais de 450 pessoas em ação no Mercadão 2000

Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realizaram uma grande ação na área do Mercadão 2000 em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado na quinta-feira, 14 de março. Ao todo, mais de 400 pessoas foram beneficiadas com consultas médicas, aferições de pressão arterial, testes de glicemia, verificações do índice de massa corporal (IMC) e orientações sobre vida saudável e doações de órgãos e tecidos.

O pintor Edson Augusto da Silva, de 59 anos, foi um dos atendidos durante a ação. “Estava comprando na feira e aproveitei para fazer uma avaliação. Achei a iniciativa muito boa, porque dificilmente eu procuro um médico. Eu estou com a saúde boa, jogo bola todo dia, ando de bicicleta, mas a enfermeira me falou da importância de ir ao médico e cuidar da saúde”, conta.

Para o feirante Itacy Pereira da Silva, de 58 anos, essa também foi uma oportunidade para consultar um médico. “A ação foi muito boa, realizei algumas avaliações e até fiquei sabendo que a minha pressão está alta. A partir de agora vou cuidar disso. Ainda bem que aconteceu essa programação”, agradeceu.

O nefrologista do HRBA, Emanuel Esposito, alerta a população sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças renais. “O rim é o termômetro da nossa saúde. Se o rim não vai bem, a saúde não vai bem. E as principais causas que levam à doença renal terminal são, em quase 70%, diabetes e hipertensão. Todo esse percentual poderia ser evitado. O que acontece é que as pessoas não se cuidam. Não aprendemos a ter hábitos saudáveis, a nos alimentar corretamente e a praticar atividades físicas. Tomar água não é a única saída”, explica o nefrologista.

O evento fez parte do Dia Mundial do Rim. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) abordou o tema: Saúde dos Rins Para Todos. “Quando há problema, a função renal não apresenta um único sinal ou um único sintoma. Pode apresentar anemia, edema na face ou nas pernas, falta de apetite, cansaço em pequenos esforços… é importante ingerir bastante líquido, cuidar da alimentação e realizar checkups regulares, principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco (diabéticos e hipertensos)”, alerta a enfermeira Solange Quadros.

O HRBA realiza um trabalho permanente de informação e promoção à saúde. Atualmente, 197 pacientes realizam hemodiálise na unidade e 31 fazem diálise peritoneal. O hospital já realizou 37 transplantes de rins. O Hospital Regional de Santarém é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 21 municípios do Oeste do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde