Hospital Regional do Baixo Amazonas se prepara para receber estagiários

Desde o início do mês, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), promove ciclo de palestras com acadêmicos, de diversas instituições de ensino superior, que desejam realizar o estágio curricular obrigatório no hospital. Até o momento, cerca de mil estudantes participaram das palestras realizadas pelos profissionais da Unidade. Em 2018, o HRBA recebeu mais de 2.400 estagiários. Além de contar com alunos da área da saúde, o hospital oferece oportunidades para acadêmicos de outros cursos, como Agronomia, Jornalismo e Pedagogia.

O Hospital Regional tem contribuído com a formação de novos profissionais desde 2011, quando passou a receber estudantes da área da saúde e os primeiros residentes. Após a certificação como Hospital Ensino, em 2014, a Unidade fortaleceu ainda mais esse compromisso. “O HRBA tem sido ator principal na formação de novos profissionais para a região, não só na área da saúde. Ao longo dos anos, foi aperfeiçoado o processo de ensino-aprendizagem, para que se torne cada dia mais consolidado e que seja trabalhada uma formação voltada para a segurança do paciente”, explica a coordenadora de Ensino e Pesquisa, Claudiléia Galvão.

A estudante de Farmácia, Marina Neves Sousa, de 22 anos, aguarda para iniciar o estágio no Hospital. “Ter a oportunidade de estagiar em um campo tão rico e tão único é algo imensurável. No curso de Farmácia, nós podemos atuar em muitos campos, alguns muito próximos da nossa realidade, porém o hospital proporciona uma vivência única que não encontramos em nenhum outro lugar”, conta Marina.

Durante as integrações acadêmicas, os estudantes recebem formação voltada para a prevenção de infecção hospitalar; segurança no processo assistencial; cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual; como fazer a evolução adequada e correta nos prontuários; e normas gerais do hospital e da Pró-Saúde. “No primeiro momento, a maior importância é a integralidade entre instituições e o campo de estágio. É fundamental, principalmente para o nosso aluno, ter um contato mais direto com o que ele pode esperar no futuro. É importante conseguir que o aluno entenda como será a forma de trabalho até para ele ter criticidade e verificar a importância do estágio para ele”, afirma o professor universitário Breno Ferreira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde