Hospital Regional de Altamira discute o papel da Enfermagem nos cuidados com os pacientes

Segue até sexta-feira, 24/05, a Semana de Enfermagem do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Altamira (PA). Com o tema “Empoderamento da Enfermagem na prática clínica e sua aplicabilidade no cuidado centrado no paciente”, o evento discute assuntos como cuidado paliativo, relacionamento interpessoal, condutas da Enfermagem nas reações transfusionais e no tratamento de feridas, sepse, inserção de cateter venoso central e a importância do cuidado com a saúde dos profissionais assistenciais.

A programação corrobora com a campanha global “Nursing Now” promovida pela Organização Mundial da Saúde para fortalecer a educação e o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem. No Brasil, o movimento é liderado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pelo centro colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem, vinculado à Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a diretora de Enfermagem do HRPT, Luciane Madruga, ao empoderar a equipe de Enfermagem, possibilitando preparo educacional e administrativo, é possível oferecer uma melhor assistência aos pacientes. “O enfermeiro tem uma visão ampla do cuidado e um envolvimento maior com o paciente, então, quando assume o cuidado, os resultados na assistência à saúde são potencializados”, explica a gestora.

Na última segunda-feira, 20/05, primeiro dia da programação, a própria Luciane Madruga foi quem fez um bate-papo sobre relacionamento interpessoal e a complexidade do ambiente hospitalar. “No bate-papo, eu abordei a importância do colaborador da área saber todas as suas perspectivas como profissional e enquanto integrante da equipe”, pontuou a diretora.

A assistente social Márcia Brito avaliou positivamente o debate. “Acho que
o endereço mais difícil do mundo é o lugar do outro, e os exemplos dados deixaram claro que temos que buscar a empatia e o autoconhecimento. Às vezes, a gente passa o dia todo tentando resolver situações e esquece do amor, que tem que fazer tudo com humanização”, afirmou a colaboradora.

A técnica de Enfermagem Rosângela Souto também comentou sobre a programação. “Os profissionais da Enfermagem, juntamente com a equipe multiprofissional, devem realizar sempre o atendimento humanizado e qualificado. Foi exatamente o que a palestra indicou; nos colocou diante de situações e ações necessárias para o desenvolvimento das atividades, de forma segura e humanizada”, disse ela.

Além do HRPT, a Semana de Enfermagem também acontece em outros seis hospitais públicos gerenciados pela Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). São eles: o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), em Barcarena, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.

Sobre a Unidade

Referência para aproximadamente 500 mil habitantes da região do Xingu, o Hospital Regional Público da Transamazônica é certificado como ONA 3 – Acreditado com Excelência, considerado o maior título na área da saúde no País, uma vez que caracteriza a maturidade na qualidade do serviço.

Localizada no sudoeste do Pará, a Unidade foi concebida para prestar atendimento humanizado e de qualidade em média e alta complexidades ao usuário referenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado.

O Hospital é referência para os habitantes dos nove municípios que fazem parte da Região de Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu). É uma unidade de retaguarda, com atendimento de urgência e emergência, e a única a possuir serviço de Hemodiálise na região.

Em 2018, mais de 400 mil atendimentos foram realizados, um acréscimo de 3,21% em relação ao ano de 2017.