Junho Solidário: Personagens de quadrinhos para sensibilizar as doações

Neste ano, a campanha “Os Doadores” utiliza personagens de histórias em quadrinhos como símbolo do altruísmo e na ajuda ao próximo.

As carências sociais são vilões que, muitas vezes, precisam de ajuda para serem combatidos. Essa narrativa faz parte da Campanha Junho Solidário da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar que, neste ano, se inspirou em personagens de história em quadrinhos para sensibilizar os públicos internos e externos a participar com doações.

A campanha estimula a doação de roupas, brinquedos, materiais de higiene e alimentos não perecíveis. Neste ano, o objetivo é continuar sensibilizando sobre a caridade e como a doação é um ato de altruísmo semelhante ao de heróis. “Doar é uma ação fraterna, um ato de bondade. A Campanha do Agasalho e o Junho Solidário são iniciativas que reafirmam os valores da entidade e o compromisso de prezar pelo cuidado centrado nas pessoas, principalmente as mais carentes”, ressalta o presidente da Pró-Saúde, Dom Eurico dos Santos Veloso.

No Pará, cinco hospitais gerenciados pela Pró-Saúde participam da campanha, sendo três públicos e dois privados. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, vai arrecadar roupas e alimentos não perecíveis. A ação está sendo organizada pelo Grupo Ações e Eventos de Valorização Humana (GAEVH) e beneficiará a Associação Irmã Dulce dos Pobres, que acolhe pessoas que buscam aliviar o sofrimento e ter melhor qualidade de vida.

No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, serão arrecadados roupas e calçados para atender famílias de catadores de materiais recicláveis da Associação de Recicladores de Águas Lindas (ARAL), localizada na Região Metropolitana de Belém. A entrega das doações acontecerá no dia 14 de junho, na sede da Associação.

Já no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, a ação mobiliza colaboradores e usuários da Unidade, além da população em geral, para arrecadar cestas básicas, linhas de costura e lãs para a organização não-governamental dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (ORVAM). O material de costura será utilizado na confecção de perucas que serão doadas às mulheres vítimas de escalpelamento atendidas pela entidade. O período de arrecadação será de 3 a 21 de junho, na recepção principal do Hospital, localizado na BR-316, s/n, Km 3, no município de Ananindeua.

Para a Coordenadora de Projetos Sociais do HMUE, Roberta Cardins, a ação é uma iniciativa que une as Unidades da Pró-Saúde em um único propósito, o da solidariedade em prol daqueles que mais necessitam. “Com a abrangência da ação será possível beneficiar muitas pessoas, de várias localidades, como os ribeirinhos, que moram às margens dos rios paraenses. As doações, além de contribuírem muito na vida deles, também representam uma atitude nobre que só faz bem para quem doa”, considera Roberta.

Nos hospitais privados, a campanha arrecadará alimentos não perecíveis. As doações recebidas ao longo do mês no Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, beneficiarão o grupo de venezuelanos que está no município. As entregas podem ser feitas nos vários postos de arrecadação montados na Unidade, um deles no Ambulatório. Já no Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, os produtos serão arrecadados durante uma oficina que será realizada no dia 19 de maio, na Agência de Desenvolvimento de Canaã, para ensinar a população a fazer sabão a partir de óleo de cozinha usado. A inscrição será um quilo de alimento não perecível. A instituição que receberá as doações ainda será definida.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde