Hospital Regional atende moradores da Vila 1º de Março

Dando continuidade ao projeto “Amigos da Comunidade”, colaboradores do Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso (HRSP) estiveram no último final de semana na Vila 1º de Março, município de São João do Araguaia, a 20 km de Marabá (PA), para prestar diversos atendimentos aos moradores daquele projeto de assentamento.

Segundo a enfermeira Karla Emanuelle Luz, que coordena o Grupo de Trabalho de Humanização do HRSP, foram realizadas ações sociais e de saúde durante toda a manhã de sábado com a comunidade, em parceria com a Associação de Educação São Francisco de Assis, coordenada pelo frei Hernani Costa.

Entre as ações realizadas durante o dia, estavam aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação de higiene bucal e atendimento de clínico geral, além de corte de cabelo para homens, embelezamento para mulheres e entretenimento para crianças, com apresentação de músicas e distribuição de brinquedos.

Segundo frei Hernani, na Vila 1º de Março moram cerca de duas mil famílias, que vivem basicamente da agricultura familiar. Ações sociais e de saúde são necessárias devido à dificuldade que os moradores têm de se deslocar para centros urbanos em busca de atendimento, seja em Marabá e São João do Araguaia, município ao qual a vila pertence.

Além do Hospital Regional, médicos e outros voluntários também participaram da ação na Vila 1º de Março.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde