Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

Foram quase duas horas de viagem até que as amigas Mayara Barreto e Deusilene Martins chegassem ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA). Moradoras do município de Abaetetuba e estudantes do curso Técnico de Enfermagem, elas fazem parte do grupo de novos candidatos ao Programa de Voluntariado da Unidade, que é referência no tratamento especializado do câncer em crianças e adolescentes, no Pará. 

O primeiro encontro com a equipe de Humanização do Oncológico Infantil foi realizado nesta semana. Cerca de 20 candidatos que procuraram o Hospital com interesse em ser voluntários, ou que se inscreveram pelo site participaram da reunião de apresentação do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que administra o Oncológico Infantil, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Durante a reunião, os candidatos conheceram as áreas de atuação voluntária no Hospital Oncológico Infantil, que atualmente são divididos em atividades diárias de música, leitura, religião, estética, sorrisoterapia e artes, que é onde Mayara espera poder contribuir. “Tudo o que envolve cuidar de crianças me motiva, então quando soube dessa oportunidade de ser voluntária, não pensei duas vezes e nem mesmo na distância”, conta Mayara. 

Para a fisioterapeuta Pollyana Lobato, a oportunidade de ser voluntária no Hospital será uma chance de dar continuidade à experiência e aos ensinamentos bíblicos que aprendeu na igreja em que frequenta. “Se temos condição de ajudar, temos que estender a mãos, assim como Jesus fez”, diz. 

Formação 

Com quase 200 visitas de voluntários registradas em dezembro, Tirza Ferreira, supervisora de Humanização no Hospital Oncológico Infantil, destaca a importância das atividades desenvolvidas por esses grupos. “Assim como o número de crianças em tratamento no Hospital, o de voluntários tem crescido anualmente e eles tem uma participação importante no nosso dia a dia. 

Alguns formam laços de amizade dentro e fora do Hospital. Por isso, é importante orientarmos quem chega para a necessidade de continuidade das atividades e a segurança do paciente”, explica. 

O Curso de Formação para os novos voluntários do Hospital Oncológico Infantil será realizado no dia 29/1. As aulas irão orientar os participantes sobre normas e controle de infecção hospitalar, segurança do paciente, política de humanização e o Programa de Voluntariado.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde