Na última sexta-feira, 11 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial da União uma lei que institui o mês de julho como Julho Amarelo para o combate às hepatites virais. A campanha Julho Amarelo deve ser realizada, anualmente, em todo território nacional. A lei foi sancionada pelo recém-empossado presidente Jair Messias Bolsonaro.
A hepatite é uma doença grave e silenciosa e é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A hepatite é uma inflamação no fígado, essa inflamação pode ser causada tanto por vírus quanto por uso excessivo de remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelo vírus A, B e C. Milhões de brasileiros são portadores do vírus B ou C e não sabem. Existe ainda mais dois tipos de hepatites a D e E, mas esses dois tipos são mais frequentes na África e na Ásia.
O Ministério da Saúde alerta sobre os sintomas das hepatites virarias, que podem ser:
- Cansaço;
- Febre;
- Mal-estar;
- Tontura
- Enjoo;
- Vômito;
- Dor abdominal;
- Pele e olhos amarelados;
- Urina escura;
- Fezes claras.
Muitas vezes esses sintomas não são tão aparentes ou acabam passando despercebidos, por isso é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames rotineiros.
Fonte: Agência Brasil