Caminhada no Novembro Azul

Hospital Oncológico Infantil encerra campanha “Novembro Azul” com caminhada no Parque Estadual do Utinga

A iniciativa teve como principal objetivo combater o sedentarismo, estimulando a prática de exercícios físicos regulares

Para marcar o encerramento da campanha “Novembro Azul”, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo realizou na manhã do último sábado (28/11), uma caminhada para diversos colaboradores do hospital, com a participação de familiares e amigos. A iniciativa foi realizada no Parque Estadual do Utinga, em Belém.

Voltado aos colaboradores que integram o time do hospital, gerenciado pela Pró-Saúde na capital paraense, o evento teve o propósito de sensibilizar acerca da prevenção de diversas doenças, dentre elas o câncer de próstata. Além disso, estimular a busca constante pela qualidade de vida, com a prática de exercícios físicos regulares, fator essencial para a prevenção da doença.

As estatísticas mostram que um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro, antes dos 40 anos.

Antes da caminhada houve um bate-papo com a equipe da área de Medicina do Trabalho do Hospital Oncológico Infantil, que possibilitou aos colaboradores darem um feedback sobre as ações da campanha desenvolvida. Durante a conversa, foram reforçadas as orientações sobre a importância da adotar uma boa alimentação, como aspecto fundamental para a prevenção de doenças crônicas.

A presença de um preparador físico no evento possibilitou aos participantes fazerem alguns exercícios de aquecimento antes de darem a largada para a caminhada.

A médica Gisele Araújo, responsável pela área de Medicina do Trabalho, destacou a importância do evento. “A ideia da ação é estimular nossos colaboradores a procurarem adotar uma vida ativa de exercícios físicos regularmente, pelos menos três vezes por semana, associada a uma alimentação saudável, o que evita o sedentarismo. Foi também um momento de integração com amigos e colegas de trabalho”, observou a médica, que também participou do trajeto da caminhada na companhia de seu esposo.

Quem marcou presença com sua família foi Glauber Soares, do setor de Suprimentos do hospital, que considerou o evento uma maneira de chamar a atenção dos homens para a importância das atividades físicas, como por exemplo, uma caminhada. “Isso contribui para manter o nosso organismo mais saudável e cuidarmos da nossa saúde. Que o Novembro Azul possa ser para todos os homens um momento de reflexão, não só sobre o cuidado com a saúde, mas também sobre a quebra de muitos preconceitos atrelados à doença”, destacou Glauber.

A ação respeitou todas as orientações para prevenção da Covid-19, com o distanciamento social e uso de máscaras.

No Pará, o Hospital Oncológico Infantil já ofereceu, desde a sua inauguração em 2015, mais de 1,4 milhão de atendimentos oncológicos para crianças e adolescentes. A unidade, que faz parte da estrutura de saúde pública do Governo do Estado, é referência na Região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, prestando atendimento totalmente gratuito aos pacientes.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde