Hospital Metropolitano lembra dia do psicólogo com palestra sobre a atuação do profissional

Na última sexta-feira, 26/8, Jonatas Melo visitou o irmão, internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), vítima de uma colisão no trânsito. Enquanto aguardava o horário da visita, Jonatas acompanhou uma palestra que abordou a atuação do psicólogo na unidade de saúde. “Achei interessante, porque tive informações que eu não sabia. Meu irmão sofreu um acidente e tem momentos em que fica ansioso. Fiquei sabendo como o profissional pode atuar de forma a deixá-lo calmo”, disse. A família reside em Concórdia do Pará, município do nordeste paraense. A profissional Natália Fiock conduziu a palestra abordando a atuação da psicologia em um hospital que atende urgência e emergência em traumas e queimados. “Temos uma atuação engrandecedora, acolhendo o familiar, escutando a família diante de um momento de sofrimento”, afirmou.

A programação foi em alusão a passagem do Dia do Psicólogo, comemorado no último sábado 27/8. A ação, que ainda teve visita aos setores, explicando a atuação da psicologia, foi promovida pelos setores de Recursos Humano e Biopsicossocial. A coordenadora de biopsicossocial do Hospital Metropolitano, Betânia Mourão, explicou que o setor atua exclusivamente na psicologia assistencial, disponibilizando quatro profissionais que trabalham em regime de 12 horas para atender as demandas. Além deles, outras duas residentes auxiliam a equipe. Para ela, as psicólogas têm uma missão fundamental. “A área de psicologia trabalha diariamente tendo que lidar com a dor e, portanto, precisamos ter habilidade para ajudar os acompanhantes e pacientes. Elas atuam com compromisso e extremo profissionalismo”, afirmou Betânia.    

Além da área assistencial, outra atuação da categoria no Hospital Metropolitano é o acolhimento aos colaboradores na chamada psicologia organizacional, cujo responsável é o setor de Recursos Humanos, que disponibiliza uma profissional para esse tipo de atendimento. “Atuamos dentro dos setores identificando problemáticas e, se for necessário, acolhemos a demanda seja em algum tipo de atendimento ou problemas pessoais que venham impactar o desempenho do profissional”, disse a coordenadora do Recursos Humanos, a psicóloga Renata Dolzane. O serviço está disponível segunda e quarta-feira, em horários previamente estabelecidos.

A categoria profissional também está representada no Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma. A residente Tayssa Menezes considerou que a atuação da psicologia amplia o leque de serviços à disposição do usuário do Sistema Único de Saúde. “As outras intervenções são mais técnicas. Por exemplo, o enfermeiro passa visita para saber de outra situação, e nós abrimos outro tipo de demanda, disponibilizando escuta diferenciada e a nossa atuação a partir do que o paciente e a família trazem, que podem ser demandas pessoais ou oriundas da internação”, afirmou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde