Evento da Nutrição do IEC desmistifica as dietas

“Fazer dieta aumenta o apetite e a compulsão alimentar.” A revelação foi feita durante a palestra “Mitos e verdades da alimentação contemporânea”, realizada pelo Dia do Nutricionista no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), no dia 31/08. O setor de Nutrição levou a nutricionista Andreia Meireles para desmistificar as regras alimentares da atualidade, as quais ela chamou de “terrorismo nutricional”.

“Comer é um ato intuitivo, assim como a saciedade, mas as pessoas estão perdendo estes sentidos. A intuição está abalada pelo excesso de regras”, disse Andreia, que comentou que, numa busca pela palavra “dieta” no Google, se alcança mais de 104 milhões de resultados. Segundo ela, a grande quantidade de informação, nem sempre verídica, gera confusão e conclusões equivocadas.

Para a nutricionista, a proibição acaba despertando mais interesse, por isso fazer dieta é errado. “Devemos ter um consumo consciente de alimentos. É um comportamento para a vida toda, e não para um mês”, afirmou. A profissional explicou que o ideal é ter conhecimento dos tipos de alimentos (in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados) e consumí-los em quantidade de acordo com sua ordem de importância.

Outra medida importante é consumir sempre alimentos dos três grupos alimentares: energéticos (carboidratos e gorduras), construtores (proteínas) e reguladores (vitaminas e minerais), aliados ao consumo regular de água, prática de exercícios e o consumo de três refeições principais diariamente, alternando com, pelo menos, dois lanches nos intervalos.

“Comer dá prazer porque age no centro de recompensa do cérebro, mas é preciso fazer com consciência e de forma saudável”, disse Andreia. Participaram da palestra 35 colaboradores do IEC.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde