Hospital Materno-Infantil de Barcarena participa da 1º Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan, realizou nesta segunda-feira, 21/01, a abertura da 1º Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Durante cinco dias, os profissionais da Unidade estarão reunidos para discutir temas importantes sobre a segurança do paciente.

Um dos assuntos foi "Como a assistência farmacêutica da Pró-Saúde está contribuindo para o desafio global da OMS em reduzir os erros de medicação em 5 anos com foco na meta 3 para segurança do paciente". Este tema foi explanado pelos farmacêuticos do Hospital, que enfatizaram e esclareceram sobre a importância da administração correta de medicamentos.

A colaboradora do setor de Suprimentos do HMIB, Raimunda Luz, considerou que as palestras foram bem explicativas, o conteúdo abordado foi bastante interessante, pois é possível ver o quanto é importante o setor de Farmácia dentro do hospital.

As metas internacionais de segurança do paciente são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo chamados de "6 Certos". Na 1ª Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde as Unidades vão abordar a meta 3, que corresponde à "Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos". 

"O evento é importantíssimo para a demonstração das práticas farmacêuticas, desde a análise técnica da prescrição à inserção da farmácia clínica, com expectativa de capacitar os profissionais da equipe multidisciplinar, além de melhorar a assistência aos usuários da instituição", declara o coordenador de Suprimentos e farmacêutico do HMIB, Saulo Souza.

A supervisora de Farmácia do HMIB, Raquel Santos, explica sobre a responsabilidade de assegurar o paciente em toda a sua estadia na Unidade. "A segurança do paciente é uma responsabilidade de todos, desde a gestão à equipe multidisciplinar. Dessa forma, a farmácia clinica consegue mapear os riscos e interações medicamentosas, tendo como implantar barreiras e protocolos de segurança, evitando erros de medicações e eventos adversos", explica.

A programação da 1º Semana de Farmácia Hospitalar no Hospital Materno-Infantil de Barcarena se estenderá até o dia 25/01, na própria Unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde