Cardiologia

Hospital Madre de Dio sedia curso sobre Suporte Avançado de Vida Cardiovascular

O curso abordou desde medidas de suporte básico até o suporte avançado de vida

O Hospital Madre de Dio (HMD), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em São Miguel do Iguaçu (PR), sediou, em parceria com a CUREM (Centro de Treinamento em Urgência e Emergência), o curso Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), em português, Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC).

O ACLS é um curso voltado para a capacitação de profissionais que vivenciam situações em que os pacientes apresentam parada cardiorrespiratória e emergências cardiovasculares, como arritmias, infarto agudo do miocárdio, além de acidente vascular cerebral.

“A sistematização do atendimento médico a partir do suporte avançado em vida cardiológica e neurológica, chancelado pela Associação Americana do Coração (AHA), favorece o sucesso e bom prognóstico dos pacientes”, comenta Alex Pereira Okamura, diretor Técnico do HMD.

Realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, o curso teve como base a atualização das diretrizes da AHA de 2020, que estabelece novos protocolos para ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência. O curso abordou desde medidas de suporte básico até o suporte avançado de vida.

Para Okamura, um dos organizadores e participante do curso, esta foi uma importante oportunidade para atualização do conhecimento.

“Pensando sempre na qualidade do atendimento, a diretoria Técnica, em conjunto com a CUREM e outros profissionais da unidade, como anestesiologista Renata Bomfim, promoveram este curso de atualização médica. A necessidade desses conhecimentos é ainda maior diante de problemas crescentes, como é o caso do sedentarismo, obesidade, hipertensão e diabetes, que são alguns dos fatores que aumentam o risco de infarto do miocárdio na população brasileira”, esclarece Alex.

O diretor Técnico acrescenta que “essa realidade faz com que os profissionais tenham de estar ainda mais preparados para considerar o contexto de saúde do paciente de forma rápida e eficiente”.

Com conteúdo programático diverso, o curso teve como destaque os seguintes temas:

• Reconhecimento e tratamento precoce de parada cardiorrespiratória;
• Reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca, como bradicardia sintomática e taquicardias;
• Manuseio de via aérea no contexto da PCR (paciente em parada cardiorrespiratória);
• Farmacologia relacionada;
• Manejo de Síndrome Coronariana Aguda e AVC (Acidente Vascular Cerebral);
• Comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação;
• Discussão sobre como o uso de um time de resposta rápida ou equipe de emergência médica pode melhorar a evolução dos pacientes.

Para a médica anestesiologista Renata Gimenes Cardozo Bomfim, uma das organizadoras do curso, por seguir as diretrizes da AHA, além da capacitação teórica avançada, o foco esteve nas atividades práticas, realizada a partir de simulações em contextos reais.

“Ao todo foram treinados 16 participantes, além de 4 enfermeiros e enfermeiras na condição de ouvintes. O curso contou com carga horária teórica e uma extensa atividade prática, realizada a partir de simulações reais, do cotidiano do profissional”, afirma Renata.

Ao final, foi realizada uma avaliação e os participantes que obtiveram pontuação suficiente recebem certificação da CUREM e carteira internacional, com validade de 2 anos.

“Com esta capacitação, o Madre de Dio está pronto, com profissionais qualificados e preparados para atuar no Suporte Avançado de Vida Cardiovascular ”, finaliza Alex Okamura.

O Hospital Madre de Dio é uma das mais avançadas unidades de saúde da região Oeste do Paraná, com capacidade operacional de cerca de 304 leitos, além de cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade. A unidade está localizada na Av. Iguaçu, 261, no Centro de São Miguel do Iguaçu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde