SIPAT

Com o tema “Segurança e Saúde São Mais”, Hospital Madre de Dio promove 1ª SIPAT

A programação contou com um grupo diversificado de palestrantes e seguiu a temática da campanha nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Entre os dias 3 e 10 de setembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Madre de Dio (HMD), em São Miguel do Iguaçu (PR), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, promoveu a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com o tema “Segurança e Saúde São Mais”.

A temática seguiu a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Canpat 2021, lançada em abril deste ano pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, sob o tema central “Segurança e Saúde no Trabalho: um Valor para o Brasil”.

A programação contou com um grupo diversificado de palestrantes, totalizando oito encontros, com temas sobre segurança alimentar e nutricional; proteção radiológica; saúde mental; ergonomia; inteligência emocional; Método Start; Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Plano de benefícios da Previdência Social.

“Este tipo de evento tem o objetivo de desenvolver uma cultura de segurança e saúde na empresa. Promovemos uma semana de reflexão e conscientização, totalmente pensada para os colaboradores, com adesão de todos os setores e níveis hierárquicos”, comenta Josuel Barbosa da Silva, técnico de Segurança do Trabalho do Madre de Dio.

Ao longo da semana, os colaboradores assistenciais e administrativos tiveram acesso à diversas atividades, além de sorteio de brindes, conduzidas com o intuito de reforçar a importância da inserção de práticas e hábitos seguros nas rotinas diárias e atividades laborais.

Para o gerente de operações da Pró-Saúde, Frederico Alexandre Coltro, o evento da 1ª SIPAT do HMD marca uma importante mudança na percepção interna sobre a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

“Com a realização dessa ação, o HMD dá um passo importante para alinhamento dos objetivos da instituição. É importante salientar que a prevenção de acidentes de trabalho deve fazer parte do dia a dia dos colaboradores. Sem dúvida, este evento nos ajuda na conscientização e engajamento de todos para práticas e atitudes responsáveis”, afirma Frederico.

Além das palestras, os colaboradores também participaram de outras atividades interativas, como a dinâmica de orientação de higienização das mãos, coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção da unidade.

“Com a 1ª SIPAT do HMD, entendemos que a prevenção é uma atitude. Quando faz parte da rotina da empresa e de seus colaboradores, a tendência é que todos ganhem”, finaliza o técnico de Segurança do Trabalho.

O Hospital Madre de Dio é uma das mais avançadas unidades de saúde da região Oeste do Paraná, com capacidade operacional de cerca de 304 leitos, além de cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade. A unidade está localizada na Av. Iguaçu, 261, no Centro de São Miguel do Iguaçu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde