Brigada de Emergência HPEG

Hospital Galileu forma nova turma de brigadistas

A equipe irá atuar na prevenção e combate de possíveis incêndios, além da prestação de primeiros socorros

Na última sexta-feira (13/11), foi concluído o treinamento prático e teórico da equipe de brigadistas do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém. Durante as atividades, foram realizados simulados de formas de evacuação em casos de incêndio e palestras sobre noções básicas de primeiros socorros.

A brigada de incêndio é um grupo formado por colaboradores da unidade, responsáveis pela coordenação da evacuação da edificação, além de atuar na prevenção e no combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e alertas ao corpo de bombeiros. Com início no dia 3 de setembro, as atividades reuniram 33 colaboradores, além de um técnico em segurança e bombeiro civil atuando como palestrante.

“Em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a brigada irá promover, dentro da unidade, o treinamento de evacuação padrão para qualquer sinal de fogo não controlado. É uma atuação essencial para garantir a segurança de todos os nossos usuários e colaboradores” explica Elma Carvalho, técnica em segurança do trabalho do HPEG.

Temas como responsabilidades dos brigadistas, formas de propagação do fogo, técnicas de prevenção de incêndio, de extinção do fogo e uso dos extintores são debatidos durante as capacitações entre os membros da equipe.

“Já atuo na brigada há 3 anos. Por isso, sabemos que medidas simples como checagem de extintores e da iluminação são essenciais para atuar na prevenção de sinistros”, ressalta Lidiana Sousa, Supervisora de Humanização e membro da brigada.

Keisy Ribeiro, que atua como Líder do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) há 2 anos, começou a fazer parte da brigada de incêndio do Galileu este ano. Para ela, os ensinamentos são essenciais. “Participar deste treinamento agregou muito pois nos prepara não só para a rotina de trabalho, mas também para situações do cotidiano. São ensinamentos que que podemos utilizar na vida pessoal”, ressalta.

Anualmente, o HPEG, que é gerenciado pela Pró-Saúde, realiza a capacitação de colaboradores para atuarem no time de brigada, além da formação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde