Hospital Galileu celebra profissionais de Enfermagem com realização de Semana científica

Especializado em traumato-ortopedia e clínica médica, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado em Belém (PA), conta atualmente com 236 profissionais de Enfermagem, entre eles enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que diariamente contribuem para o restabelecimento de centenas de pacientes que dão entrada na Unidade. Apenas de janeiro a abril de 2019 foram mais 38.600 atendimentos realizados na Unidade, que obteve média de 98,57% de aprovação dos usuários.

Para auxiliar o crescimento contínuo dessa equipe, o Hospital Galileu realiza até esta sexta-feira (17/5), na Unidade, a Semana de Enfermagem 2019, uma semana inteira dedicada a estes profissionais. O tema deste ano é “Empoderamento da Enfermagem na prática clínica e sua aplicabilidade no cuidado centrado no paciente” e conta com palestras, apresentações de trabalhos, mesas redondas e também momentos de relaxamento.

“Foi uma semana muito produtiva, começando pela mesa redonda que tivemos no primeiro dia, com palestrantes externos, onde foi discutido o tema de atuação da enfermagem, atuação em gestão, em educação, em cuidado; também tivemos oito trabalhos apresentados por enfermeiros da Unidade, o que foi excelente; e momentos de relaxamento e descontração com a equipe”, destacou o enfermeiro do Núcleo de Educação Assistencial, Gabriel Diniz.

Para Saulo Mengarda, diretor Hospitalar do Galileu, – Unidade que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – a realização da Semana de Enfermagem além de fomentar a produção científica da equipe é um importante momento de valorização desses profissionais. A equipe de Enfermagem do Hospital Galileu recebeu em dezembro de 2018 a certificação do Programa Nacional de Qualidade do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais pela excelência dos serviços prestados.
“Temos no HPEG uma equipe extremamente qualificada e preparada para prestar a melhor assistência ao paciente, com isso os resultados aparecem, como a certificação do Cofen, que valida nossos processos e qualidade da assistência, valorizando também não só a instituição, mas a equipe de enfermagem que aqui trabalha”, afirmou Saulo Mengarda em relação a certificação que garantiu ao Hospital Galileu o pioneirismo de se tornar o primeiro hospital do SUS a receber esta certificação.

A celebração do Dia do Enfermeiro, comemorada no dia 12 de maio, e do Dia do Técnico de Enfermagem, que acontece no próximo dia 20 de maio, também foram lembradas durante o evento. “Essa é a equipe que fica na linha de frente com o paciente e que tem um cuidado global com o usuário, que tem que ter aquela visão multi, então precisamos estar sempre atentos a qualidade do cuidado, valorizá-los e empoderá-los que é o tema dessa Semana”, conclui o enfermeiro Gabriel Diniz.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde