Hospital Estadual de Urgência e Emergência apresenta projetos assistenciais na Semana de Enfermagem

A atuação do enfermeiro hospitalista e os resultados obtidos com a implantação do programa Lean nas Emergências, foram assuntos tratados na Semana de Enfermagem do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, que aconteceu nessa terça-feira (14) e quarta-feira (15). A unidade hospitalar é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Hospitalar.

No encontro, coordenador de Enfermagem do HEUE, Ivens Guimarães, contou a experiência do enfermeiro hospitalista, que teve início nas enfermarias do primeiro andar e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Implantado em janeiro deste ano, o enfermeiro hospitalista prioriza a aplicação de cuidados integrais e sequenciais aos pacientes, fortalecendo o planejamento de cuidados prescritos desde a entrada do paciente até a alta hospitalar. A atividade consiste na associação do plano terapêutico com o plano de cuidado, garantindo uma assistência mais segura”, disse.
Guimarães afirmou, ainda, que além de garantir uma assistência de qualidade, o enfermeiro hospitalista aproxima os profissionais dos usuários (pacientes, acompanhantes e visitantes), possibilitando uma comunicação mais efetiva.
Os desafios e resultados do programa Lean nas Emergências foram apresentados pela coordenadora de Enfermagem Marília Lyra, no segundo dia do encontro.
O Lean nas Emergências foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Ele tem a função de otimizar o atendimento, por meio de indicadores que possibilitam a medição dos resultados, avaliando a sobrecarga de atendimentos, chamado de NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência).

“Com o programa, conseguimos mensurar quesitos como o tempo de passagem de pacientes na Urgência, até sua alta hospitalar. Com essas informações, são elaborados e implementados planos de ações para melhorias”, explicou a coordenadora de enfermagem.

Para ilustrar o avanço das atividades inseridas desde a implantação do programa no HEUE, em outubro de 2018, foram apresentados fotos e depoimentos de profissionais da equipe multiprofissional.

Para o diretor assistencial do HEUE, Rosialdo Lobato, a Semana de Enfermagem foi a oportunidade de abordar assuntos vivenciados diariamente com a equipe, associados com grandes conquistas obtidas pelo hospital nos últimos meses.

“São projetos que ainda estão sendo implantados, mas com resultados importantes para a assistência. Observamos que a equipe assistencial evoluiu com os novos projetos e isso permite o aprimoramento das atividades assistenciais, fortalecendo e o compromisso da instituição que é ofertar para a sociedade capixaba um atendimento seguro e de qualidade”, afirmou Lobato.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde