Metropolitano leva treinamento sobre auditoria e segurança do paciente a fiscais do Conselho Regional de Enfermagem

Por se destacar entre as unidades de saúde pública do Estado com um trabalho ativo e eficaz voltado para a qualidade e segurança do paciente, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), foi convidado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PA) para realizar treinamento com os fiscais da entidade sobre Auditoria e as Metas de Segurança do Paciente. A Unidade – gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA) –, foi representada pelo enfermeiro Wellingthon Munhoz, Coordenador de Enfermagem da Diretoria Assistencial do HMUE.

Com base no que é vivenciado e aplicado na rotina hospitalar do Metropolitano para a qualidade dos serviços oferecidos na Unidade, no treinamento foram abordados os métodos utilizados pela Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) para disseminar os protocolos de segurança do paciente entre colaboradores e usuários; e na realização das auditorias periódicas para avaliar como está sendo feito o gerenciamento de riscos e de que maneira os profissionais de saúde estão atuando neste propósito.

“Um hospital tem que saber visualizar a concepção de cultura de segurança do paciente entre os seus profissionais, é preciso engajar a equipe e fazê-la comprometida com as metas de segurança que só irão resultar em benefícios para os pacientes e para a instituição”, destacou Wellingthon.
Os fiscais foram orientados quanto a importância das Metas de Segurança do Paciente, que são: Meta 1 – Identificação Correta, Meta 2 – Comunicação efetiva, Meta 3 – Uso de Medicamentos, Meta 4 – Cirurgia Segura, Meta 5 – Redução do Risco de Infecções e Meta 6 – Prevenção de Quedas e Lesões por Pressão.

Também foi abordado o uso dos símbolos gestuais que identificam as metas e facilitam o aprendizado, de que forma cada uma delas pode ser avaliada nas auditorias, como fazer as notificações e a elaboração do gerenciamento de risco, com a identificação do risco, os fatores causadores e as práticas de controle.

Para a Coordenadora dos Fiscais do COREN-PA, Adria Brito, o treinamento possibilitou aperfeiçoar o conhecimento da equipe e contribuir para a melhor fiscalização do exercício profissional da enfermagem na assistência.
“Nos agregou um olhar diferenciado sobre a importância da segurança do paciente e do gerenciamento de riscos que vamos poder aplicar nas fiscalizações, avaliando o envolvimento da enfermagem com as metas de segurança e de que forma os estabelecimentos de saúde estão trabalhando neste âmbito, não só para atender uma norma ministerial, mas por se preocupar em prestar uma assistência segura e de qualidade”, considerou Adria.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde