Hospital Estadual de Urgência e Emergência mantém certificação de qualidade assistencial da ONA 2

A unidade já se prepara para conquistar a certificação que atesta o nível máximo de excelência no atendimento à saúde.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Vitória, recebeu, nos dias 17 e 18 de setembro, a visita remota da equipe de avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). O HEUE passou por auditoria do instituto para a manutenção do certificado de Acreditado Pleno – Nível 2 concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no País, sendo a mais respeitada entidade avaliadora do setor no Brasil.

Durante a auditoria na unidade, foram avaliados protocolos institucionais, de gestão de pessoas e de acesso ao hospital, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão de infraestrutura e logística, assistência nutricional, atendimento ambulatorial e cirúrgico.

“A visita de manutenção da ONA é sempre uma oportunidade de aprendizado e possibilidades de melhorias na qualidade dos processos de trabalho, com foco centrado na qualidade, segurança e humanização da assistência ao paciente”, destacou Adriana Morais, diretora administrativa e financeiro do HEUE.

Na entrega do relatório final da auditoria, os avaliadores destacaram o painel de gestão à vista, que permite o acompanhamento em tempo real dos pacientes assistidos na instituição; do acompanhamento e avaliação de 100% dos pacientes que estão em processo de alta hospitalar. Todas as ações analisadas na unidade visam a enfatizar a cultura de segurança do paciente.

De acordo com os auditores, o projeto que comemora o aniversário do paciente internado no HEUE foi considerado um dos pontos fortes assistenciais e de humanização na unidade. “Os pacientes que acabam celebrando o aniversário durante o período de internação, recebem uma sobremesa especial, de acordo com a dieta do tratamento, como lembrança e valorização emocional. A ação é realizada no leito do paciente e conta com a participação de vários colaboradores do hospital”, explicou a diretora.

Certificado ONA 2

A certificação Acreditado Pleno pela ONA atesta que o HEUE atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial voltado aos pacientes. A conquista da certificação da ONA 2 aconteceu em novembro de 2019. E a manutenção do certificado reafirma os padrões de qualidade que integra a gestão realizada pela Pró-Saúde.

Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Mantido pelo Governo do Espírito Santo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é administrado pela Pró-Saúde desde 2015, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Entre as especialidades, a unidade conta com ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, clínica médica, anestesiologia e intensivista. O HEUE também dispõe de especialidades de apoio, como cirurgia bucomaxilofacial, nefrologia, infectologia, cardiologia e hematologia.

Ao todo, são 40 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria, além de um Pronto-Socorro que funciona 24 horas por dia.

Os pacientes também podem contar com uma equipe multiprofissional com enfermeiros, técnicos em Enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos clínicos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas clínicas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, durante o processo de reabilitação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde