Hospital Estadual de Urgência e Emergência finaliza calendário de treinamentos de 2019

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, permanentemente investe em capacitações dos seus profissionais. Para qualificar as equipes, o Núcleo de Educação Permanente (NEP), em parceria com os diretores e lideranças, realiza o Levantamento de Necessidades de Treinamentos (LNT), documento utilizado para elaboração do Plano Anual de Treinamento (PAT). Para 2019, estão previstas mais de 300 capacitações internas e externas, além das capacitações extras, realizadas conforme a necessidade e demandas de cada setor do hospital.

Treinamentos como Protocolo de Identificação do Paciente, Cirurgia Segura e Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão, Assistência Compartilhada, Comunicação no Ambiente de Trabalho, fazem parte das capacitações previstas para este ano.

Em média, o HEUE realiza 30 treinamentos mensais, divididos em técnicos, comportamentais, institucionais e normativos.

A analista de Treinamento e Desenvolvimento do HEUE, Aline Siqueira Perinni, explicou que, para elaboração do cronograma anual de treinamentos de 2019, foram realizadas reuniões e treinamento com gestores sobre as etapas do processo, desde o LNT até como mensurar a eficácia dos treinamentos, que serão realizados neste ano.

“O PDI foi desenvolvido a partir do programa de Gestão por Competências e pela Avaliação de Desempenho, implantados em 2017 pelo setor de Recursos Humanos do hospital. É por meio dos treinamentos e ações educativas que possibilitamos melhorias contínuas, visando uma assistência segura e de excelência para as pessoas que buscam atendimento no nosso hospital”, afirmou.

Segundo Aline, além do PDI, aplicado para a equipe Operacional, o HEUE realiza desde 2017 os programas Semear, Cultivar e o PDI de Experiência (para profissionais com três meses na instituição), desenvolvido para os gestores, líderes imediatos e colaboradores, respectivamente. Além disso, os colaboradores recém-contratados no HEUE também passam por uma capacitação, por meio da Integração Institucional, com assuntos voltados para a segurança do paciente, do colaborador e princípios institucionais da unidade.

Para a diretora Administrativa e Financeira do HEUE, Adriana Morais, o desenvolvimento dos profissionais potencializa o aprendizado e a oportunidade de aperfeiçoamento nos serviços prestados. “Estrategicamente falando, o benefício é mútuo, pois além de oportunizar melhorias nos processos de trabalho, os treinamentos se tornam uma porta de aprendizagem e troca de experiências entre as equipes, garantindo uma equipe engajada e, de contrapartida, torna o processo de trabalho seguro e de qualidade”, disse Adriana.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde