Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o Serviço de Capelania Hospitalar

Voluntários do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), gerenciado pela Pró-Saúde, em Vitória (ES), dedicam seu tempo para auxiliar pacientes em recuperação com cantos, orações e mensagens de otimismo por meio do serviço de Capelania Hospitalar. Atualmente o atendimento humanizado conta com mais de 30 voluntários.

A responsável pelos Serviços de Capelania no HEUE, Sara Eler Nepumoceno, explicou que mensalmente são realizadas missas, cultos, visitação nos leitos, com envolvimento da Pastoral da Saúde e cânticos nos corredores, envolvendo pacientes, seus acompanhantes e os profissionais do hospital. Além disso, o hospital conta com um espaço denominado “Espaço para Reflexão”, onde os usuários e colaboradores podem fazer suas preces. “Nossa intenção é promover ações que possam proporcionar ao paciente e seus familiares um alento, apoio espiritual, respeitando suas crenças religiosas”, disse.

Sara ainda acrescentou que 33 pessoas atuam voluntariamente na Capelania, e antes de realizarem as atividades no HEUE, passam por uma integração institucional, para conhecer a rotina da Unidade Hospitalar. “Durante a integração institucional são apresentadas as normas da unidade, os protocolos de segurança do paciente, bem como o tipo de abordagem que deve ser realizada aos pacientes internados”, concluiu Sara Eler.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde