Parceria entre Governo do Estado, Uepa e Pró-Saúde garante residência multiprofissional em Oncologia

Nos próximos dias será lançado o edital para seleção de candidatos para vagas do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia. A residência será realizada no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). Profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional podem participar do Processo Seletivo Simplificado.

A portaria, que autorizou a criação do novo programa, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de fevereiro. “A população do Oeste do Pará será a maior beneficiada, pois esse programa será importante para a formação de profissionais qualificados na área de atenção ao câncer. O Hospital Regional do Baixo Amazonas é fundamental para que essa residência ocorra da melhor forma, colaborando tanto com profissionais na formação desses residentes, quanto, também, cedendo os espaços”, afirma a coordenadora da Uepa da Residência Multiprofissional de Oncologia do Baixo Amazonas, Nicole Pontes.

Atualmente o HRBA já conta com 12 programas de residências médicas e multiprofissionais. Ao todo, 59 residentes aprimoram seus conhecimentos na Unidade. “É mais uma grande conquista para nossa região essa parceria forte que existe entre Uepa, Pró-Saúde – fazendo a gestão do HRBA -, e o Governo do Estado, em que conquistamos a liberação dos Ministérios da Saúde e da Educação para a implantação dessa residência”, comemora o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

A formação específica em Oncologia vai representar um grande avanço no atendimento aos pacientes oncológicos, principalmente os que estão em tratamento no HRBA. “Essa residência vai oferecer um preparo diferenciado porque hoje somos um Hospital referência em Oncologia e precisamos de profissionais que tenham uma formação consolidada. Essa é a intenção, formar pessoas para cuidar de pessoas de forma humanizada”, reforça a coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão.

Mais de 30% dos casos atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas são de câncer. Em 2018, a Unidade realizou 21.335 consultas oncológicas (quimioterapia e radioterapia), 12.183 sessões de quimioterapia e 28.414 sessões de radioterapia. “Os pacientes oncológicos representam a maior parte da assistência do Hospital e, na região, não temos outros locais que formam profissionais habilitados e com experiência para trabalhar com os pacientes oncológicos. Então, com certeza, a maior beneficiada é a população do Oeste do Pará”, afirma Moreschi.

Para o cirurgião e coordenador médico de Ensino e Pesquisa e do serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, o mais importante será poder proporcionar um atendimento integral aos pacientes. “A residência multiprofissional é uma oportunidade única de se ter uma visão holística do paciente, em que ele pode ser visto não só da parte de doença, mas, também, da parte psicológica, fisioterápica, nutricional, entre outros aspectos. Essa visão faz com que o paciente tenha maior possibilidade de cura e, quando não for possível, poderá ter uma aceitação adequada da doença”, explica Fortes.

HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Norte do País, o hospital avança em serviços de saúde, com a implantação de programas de transplantes renais, cirurgias cardíacas e a consolidação do tratamento oncológico. A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

No Norte do Brasil, foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. O HRBA também se tornou o primeiro hospital público do Brasil a obter o selo “Materiality Disclosures”, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde