Hospital Estadual de Urgência e Emergência desenvolve ações para o Maio Amarelo

Com a intenção de chamar a atenção dos usuários e profissionais, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, gerenciado pela Pró-Saúde, desenvolve pela segunda vez ações educativas integradas ao Movimento Maio Amarelo, para um trânsito mais seguro.

O objetivo é mobilizar a sociedade, órgãos públicos e empresas na criação de atividades que contribuam para a redução do alto índice de mortes e feridos em acidentes.

A partir do dia 1º de maio, quem passar pela Avenida Vitória à noite, poderá ver a fachada da unidade iluminada com a cor amarela em celebração à campanha. No dia 3 de maio, na Recepção de Visitantes, serão expostas frases feitas por pacientes da unidade que foram vítimas de acidentes de trânsito, com o tema “O que deixei de fazer no trânsito”.

Nos dias 07, 08 e 22, pela manhã, serão entregues no estacionamento e recepções do hospital folhetos educativos cedidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). Frases motivadoras relacionadas à gentileza e a atenção ao volante também serão deixadas próximas aos carros e motos estacionados na garagem do HEUE.

Em parceria com o Detran-ES, no dia 13 de maio, às 16 horas, no auditório da instituição, será realizada uma dinâmica com colaboradores e acompanhantes de pacientes, relacionada à educação no trânsito, com a apresentação do Projeto Itinerante Detranzinho.

Já nos dias 22 e 31 de maio, acontecerão ações lúdicas nos corredores do hospital, com apresentação de paródia relacionada ao Movimento Maio Amarelo e orientações. Além disso, os profissionais do hospital entregarão folhetos para incentivar a doação de sangue.

“Vivemos um período de falta de empatia e gentileza no trânsito. O Maio Amarelo é uma oportunidade de incentivar essas práticas. O hospital abraçou essa ideia, com intuito de colaborar com ações educativas e propor uma reflexão para os nossos usuários e profissionais sobre a importância de ter atenção e respeitar o próximo no trânsito”, disse o diretor hospitalar do HEUE, Paulo Santos.

Segundo a coordenadora de enfermagem do pronto-socorro da unidade, Engre Beilke Tenorio, é possível acompanhar diariamente o crescimento da violência no trânsito e o grande número de jovens envolvidos nos acidentes. “A campanha Maio Amarelo é importante, porque chama a atenção para as vidas perdidas no trânsito. Há também os casos em que há sobreviventes, que chegam com ferimentos graves ao hospital e passam por longos períodos de internação. Essas pessoas deixam suas famílias e seus empregos, além de correr um risco muito grande de ficar com algum tipo de trauma ou sequela”, ressaltou.

O HEUE é um hospital público, referência capixaba no atendimento de traumas, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde