Hospital Materno-Infantil de Barcarena realiza treinamento de Metas Internacionais de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciada pela Pró-Saúde, apresentou aos colaboradores, nesta segunda-feira, 30 de abril, as sete metas internacionais para segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A partir de agora, elas serão trabalhadas de forma individual, uma a cada mês.

De maneira lúdica e didática, neste primeiro momento, os participantes do treinamento puderam conhecer mais a fundo a meta 1, que é identificar corretamente o paciente. O Núcleo de Segurança compôs uma paródia do hit “Jenifer”, apresentaram uma peça de teatro e realizam um jogo de perguntas e respostas para ilustrar melhor a aprendizagem.

“Todos os meses iremos orientar os colaboradores quanto às metas de segurança. A prevenção é de suma importância não só para o paciente, como para os colaboradores. Atentar a possíveis falhas do processo é fundamental”, comenta a analista de qualidade júnior do HMIB, Mônica Pantoja.

O slogan usado para apresentação da meta 1 é “Identificar para não errar, pois todo amor tem nome e sobrenome”. A presidente do NSP e administradora assistente do Hospital, Karina Cunha, ressalta a importância de orientar a todos sobre a identificação do paciente. “O processo busca assegurar o cuidado aplicado ao usuário, evitando assim o risco de erros que possam trazer danos. Nossa proposta é trabalhar uma meta por mês. Até setembro todas as metas serão divulgadas e implantadas na Unidade, iremos atingir 100% dos colaboradores”, explica.

O Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, formado por membros da diretoria, assistência e administrativo, trabalha os protocolos de segurança do paciente e o plano de segurança do paciente. Ao todo, os setes protocolos nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente são: Identificação correta do paciente; Comunicação efetiva; Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Cirurgia segura; Higienização das Mãos; Redução do risco de queda e úlcera por pressão.

Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan 

O HMIB, inaugurado em setembro de 2018, atende mulheres gestantes e recém-nascidos, além de principal referência em gestações de médio e alto risco para 11 municípios conhecidos na região do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Socia e Hospitalar, desde dezembro de 2017, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), e conta com 65 leitos, sendo dez de UTI Adulto, dez de UTI Neonatal, e dez de UCI Neonatal. Em um espaço de seis mil metros quadrados de área construída, existem consultórios, laboratórios de análises clínicas, raio-x, ultrassonografia e mamografia, além de bloco cirúrgico com três salas, e ambiente de recuperação pós-cirúrgico.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde