Hospital Estadual de Urgência e Emergência debate “cultura da humanização” no atendimento ao usuário

Referência capixaba no tratamento de traumas, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), vai debater a “cultura da humanização” na relação médico-paciente.

Marcada para acontecer entre os dias 20 e 23 de junho, a primeira edição da Semana da Humanização terá a participação direta dos 580 colaboradores e 186 médicos e que atuam na unidade, além de especialistas convidados pela direção do hospital.

Este também será o primeiro e mais importante compromisso conduzido pela recém-instituída Comissão de Humanização, que será oficialmente apresentada aos colaboradores durante o evento.

“Nosso objetivo é sensibilizar os profissionais e usuários do hospital sobre os benefícios da humanização na relação entre médicos, profissionais, colaboradores e principalmente pacientes, construindo coletivamente novas práticas de atenção e gestão em saúde”, observa Ariane Campos, assistente social do hospital e presidente da Comissão Interna de Humanização do hospital.

A cultura da humanização está mudando a forma como os pacientes são acolhidos e atendidos no HEUE ¾ desde a chegada na recepção até a alta hospitalar.

“Esse hospital é uma escola”, assim definiu a dona de casa Aurinete Lírio de Jesus Freire. Acompanhando o pai há três meses, ela conta que o diferencial do hospital é a alegria e os cuidados no atendimento.

“Quando meu pai sair daqui, sentirei saudades das amizades que aqui fiz, desde os médicos até as recepcionistas. Os profissionais são éticos e dedicados e isso é muito importante para quem está em reabilitação”, disse.

Durante a internação do paciente, a assistência é ampliada para o acompanhante, que também recebe desde o apoio social e psicológico até orientações sobre o funcionamento do hospital por meio de projetos como o “Sala de Espera e Acolhimento”.

Além de entender o funcionamento do hospital, os acompanhantes têm acesso às diversas orientações sobre cuidados com a saúde, como alimentação, doação de sangue, combate ao mosquito Aedes aegypti, danos causados pelo cigarro entre outras.

Os pacientes possuem, ainda, um canal direto de comunicação com a unidade por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). São mais de 330 mensagens que o hospital recebe todos os meses dos usuários. Tratam-se de sugestões, agradecimentos e reclamações enviadas por pacientes e acompanhantes.

“Todas as mensagens são apuradas e respondidas. O SAU é uma ferramenta de integração com os usuários e colaboradores e contribui com a melhoria dos serviços do hospital. É, portanto, um importante serviço de humanização”, afirma Karla Evangelista, responsável pelo SAU.

“Toda a ação do hospital considera essa cultura de humanização”, destaca Ariane Campos. Um exemplo aconteceu com a escolha do tema ¾ “Humanização HEUE: Eu posso e faço parte dessa atitude” ¾, definido a partir de uma votação entre os colaboradores que durou cinco dias.

“Humanizar o atendimento e os processos internos são iniciativas permanentes e essenciais para melhorar os serviços oferecidos aos usuários e a satisfação junto aos colaboradores”, acrescenta o diretor geral do hospital, Paulo Santos.

Ele diz que a Comissão de Humanização tem a função de avançar na política de atendimento, ampliando ações que estimulam um ambiente mais acolhedor para os usuários e acompanhantes. “É algo tão importante que existe uma Política Nacional de Humanização criada em 2013 pelo Ministério da Saúde”, reforça.

“Um bom dia, um obrigado e um sorriso no rosto são gestos importantes que agregam ao trabalho humanizado. O ambiente hospitalar tem que ser o local que proporciona bem-estar, qualidade e atenção à saúde para todos que frequentam ¾ de forma permanente”, disse Santos.

A Comissão de Humanização do hospital se reúne uma vez por mês para debater ações de recuperação e socialização do paciente. É composta por membros efetivos: médicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, coordenadores de recepções e hotelaria. Além disso, há uma equipe de apoio composta por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

 

Sobre o hospital

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado, desde 18 de dezembro de 2015, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmando com o Governo do Estado do Espírito Santo, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mantém a unidade.

O complexo hospitalar possui 186 médicos atuando nas especialidades: neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, nutrologia e terapia intensiva. São 54 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 121 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas. O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação e nos ambulatórios: serviço social, psicologia, terapia ocupacional, nutrição clínica, fonoaudiologia e fisioterapeuta. 

 

Programação da Primeira Semana de Humanização no HEUE

Segunda-feira, 20/06

13h00 – Apresentação Zé do Riso: Escritor, Humorista e Mágico

Local: Estar, enfermaria, 1ª andar

 

14h15 – Abertura Oficial da 1º  Semana de Humanização “Humanização HEUE: Eu posso e faço parte dessa atitude”

Local: Auditório

 

14h30- Palestra: A Política de Nacional de Humanização no Estado do Espírito Santo

Palestrante: Comissão Estadual de Humanização, Secretaria de Estado da Saúde

 

15h30 – Interação com o Instituto Alegrar

 

16h00 – Coquetel de abertura

 

20h00 – Conhecendo a Política Nacional de Humanização, Comissão de Humanização HEUE

 

20h30 – Cine HEUE

Local: Auditório

 

Terça-feira, 21/06

08h30 – Musicalização nos corredores

 

14h30 – Palestra: Conhecendo a Política Nacional de Humanização

Palestrante: Marcelo de Almeida Anacleto, membro do Grupo de Trabalho Humanizado e Gerente de Enfermagem no Hospital Madre Regina de Santa Teresa, Espírito Santo

Local: Auditório

 

15h30 – Coffee break

Local: Auditório

 

17h00 – Conhecendo a Política Nacional de Humanização

17h20 ¾ Cine HEUE

Público-alvo: acompanhantes

 

20h00 – Conhecendo a Política Nacional de Humanização

Palestrante: Comissão de Humanização do HEUE

Local: Auditório

Público-alvo: colaboradores

 

20h30 – Cine HEUE

Público-alvo: Colaboradores

Local: Auditório

 

Quarta-feira, 22/06

11h00 – Cine HEUE

Público-alvo: colaboradores

Local: Auditório

 

14h30 – Apresentação “Projeto Âncora: Humanização, Integralidade, acolhimento e vínculo, novas perspectivas de atuação da equipe multiprofissional na relação usuário/paciente e equipe/família no HEUE

Palestrante: Equipe: Serviço Social e Psicologia

 

15h30 – Coffee break

Local: Auditório

 

16h00 – Apresentação da Banda de Congo Mirim, alunos da

Escola Municipal de Vila Velha “Dr. Tuffy Nader”

 

20h00 – “Projeto Âncora: Humanização, Integralidade, acolhimento e vínculo, novas perspectivas de atuação da equipe multiprofissional na relação usuário/paciente e equipe/família no HEUE”

Palestrante: equipes Serviço Social e Psicologia

 

Quinta-feira, 23/06

11h00 – Doutores Alegres do Instituto Alegrar

Público-alvo: pacientes e acompanhantes

 

14h30 – Roda de Conversa: “A Psicologia com gestores

e coordenadores”

 

15h30 às 16h30 – Encerramento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde